terça-feira, 3 de setembro de 2019
Encontro com governadores da região tem objetivo de adotar medidas de combate a ilícitos ambientais, proteção da floresta e desenvolvimento econômico


Brasília – O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, integrou, nesta segunda-feira (2), a comitiva interministerial que se reuniu, em Belém (PA), com representantes de cinco estados da Amazônia – os governadores Helder Barbalho, do Pará; Waldez Góes, do Amapá; Mauro Mendes, do Mato Grosso; Mauro Carlesse, do Tocantins; e o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão. Nesta terça (3), a reunião ocorre em Manaus (AM) com dirigentes dos demais estados amazônicos - Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre.

O objetivo do encontro foi discutir com os estados medidas de combate a ilícitos ambientais, preservação da floresta e desenvolvimento econômico. Também estiveram presentes os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; da Defesa, Fernando Azevedo; da Agricultura, Teresa Cristina; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; e os presidentes da Funai, Marcelo Xavier, do Ibama, Eduardo Bim, do ICMBio, Homero Cerqueira, e do Incra, João Carlos de Jesus Corrêa.

Na ocasião, o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que a comitiva interministerial irá processar todas as questões debatidas a partir da próxima semana. Uma delas é o uso da estrutura das Forças Armadas para o monitoramento contínuo de queimadas e desmatamento, somado ao que é feito por todos os sistemas e os governos estaduais. “Vamos trabalhar para que isso possa ser feito, pois é uma resposta muito importante para o presente e o futuro da Amazônia”, destacou.


No âmbito da Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA), o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, confirmou a ajuda internacional com a chegada de duas aeronaves chilenas especializadas em lançamento de água, nesta segunda-feira. “Israel também mandará uma equipe de brigadistas, os Estados Unidos ainda estamos em tratativas para saber quais os meios que eles podem prestar. Quero dizer que nosso contingente é muito bom e rápido, mas qualquer ajuda é válida e bem-vinda”, disse.

Durante a visita, o comandante conjunto do Norte, general de Exército Paulo Sérgio, fez um resumo para as autoridades das ações das Forças Armadas na Amazônia Oriental, como parte da Operação Verde Brasil. De acordo com ele, entre as ações, estão combate a queimadas, capacitação de 1.500 brigadistas, o reconhecimento terrestre, aéreo e naval para combater ilícitos ambientais, além de ações cívico sociais, como palestras em escolas e plantio de árvores.

No momento, há cerca de 6 mil integrantes envolvidos na Operação Verde Brasil, mais de 150 viaturas, 16 aeronaves e 20 embarcações.

0 comentários:

Postar um comentário