segunda-feira, 2 de setembro de 2019
O secretario Rafael Ribeiro recebeu na tarde da última sexta-feira (30) o coordenador executivo do Centro de Trabalho Indigenista - CTI, Jaime Siqueira Jr., e a assessora especial da Secretaria de Direitos Humanos que coordena a política indigenista no Governo Federal, Adriana Carvalho.

A reunião teve como objetivo criar uma agenda positiva entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Ambientais - Sema e o Centro de Trabalho Indigenista – CTI, sobre apoio para implementação do ICMS Ecológico no Maranhão e sobre a participação da Sema na COEPI (Comissão Estadual de Articulação de Políticas Públicas para os Povos Indígenas).

Rafael Ribeiro aproveitou para confirmar a importância de Políticas Públicas neste setor: “A reunião foi muito proveitosa, nos encontramos com representantes que fazem as políticas indigenista serem promovidas no estado do Maranhão, esta que é talvez a política mais subdelegada da nação. Os indígenas têm papel preponderante na história brasileira e por isso precisamos manter o contato e cuidar deste patrimônio que é a herança de nossos antepassados.”

"Esta nossa reunião inicial foi muito boa, e esperamos que a SEMA participe ativamente da COEPI para podermos encaminhar todas as nossas demandas” disse o coordenador executivo do CTI Jaime Siqueira Jr.

“A Secretaria de Estado de Meio Ambiente é uma referência, um ator principal para que haja o desenvolvimento nos territórios com a política pública assertiva adotada, construída e implementada com a participação da população indígena” pontuou Adriana Carvalho.


SOBRE O CENTRO DE TRABALHO INDIGENISTA

É uma associação sem fins lucrativos, fundada em março de 1979 por antropólogos e indigenistas. É constituído por profissionais com formação e experiências qualificadas nos mais variados campos e comprometidos com o futuro dos povos indígenas.

O CTI é uma referência nacional e histórica, sobretudo no tratamento e diálogo com as populações indígenas. Com uma agenda ampla de parceria do Governo e do movimento indígena com essas representações e projetos a longo prazo.

Sua sede se localiza em Brasília, com núcleos instalados em diversos estados. 

No Maranhão possui escritório em Carolina.

SOBRE A COEPI

A Comissão Estadual de Políticas Públicas para os Povos Indígenas – COEPI é coordenada pela Secretaria de Estados dos Direitos Humanos e Participação Popular - Sedihpop. 

Sua finalidade maior é construir um plano estadual de políticas públicas para os povos indígenas, com diretrizes que norteará o Governo do Estado nas políticas de promoção de direitos fundamentais no âmbito do Estado do Maranhão.

Informação: Sema 

0 comentários:

Postar um comentário