Assembleia Legislativa

quinta-feira, 10 de outubro de 2019
Reconhecido pela categoria artística do estado como o maior festival de dança do Maranhão, inicia neste domingo (13), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, a 13ª Semana Maranhense de Dança. O evento acontece de 13 a 20 de outubro em diversos pontos da cidade, incluindo o Teatro Arthur Azevedo, Praça Nauro Machado, Hospital Nina Rodrigues, Feirinha São Luís e muito mais.

A cerimônia de abertura deste domingo (13) conta com a apresentação do espetáculo Geléia Geral, da companhia carioca Crütz. Para assistir ao espetáculo, basta trocar um quilo de alimento não perecível por um par de ingressos, a partir das 14h, na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo.

A 13ª Semana Maranhense de Dança é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Teatro Arthur Azevedo, e conta com o patrocínio da Equatorial Energia e da Cemar, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Na edição deste ano, serão centenas de atrações durante os oito dias de programação. Foram mais de 300 inscrições entre coreografias e espetáculos, além de 80 inscritos para participar da terceira edição da Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme.


Programação de espetáculos

Serão quatro espetáculos apresentados durante a programação:

Domingo (13), às 19h, espetáculo “Geléia Geral” (Cia Crutz – RJ);

Segunda-feira (14), às 20h, espetáculo “O que não cabe em mim” (Coletivo em Dança – MA);

Terça-feira (15), às 20h, espetáculo “O instante do aquilo” (Balé da Cidade de Niterói – RJ);

Quarta-feira (16), às 20h, espetáculo “Conectados” (Cia Street Masters – MA).

Todas as apresentações serão no Teatro Arthur Azevedo, com exceção do espetáculo pocket “Casa de Carii” (Balé da Cidade de Niterói – RJ), que será na Praça Nauro Machado, na segunda-feira (14), às 18h.

Programação Geral

As coreografias selecionadas pela curadoria irão compor a “Programação Geral”, que acontecerá no Hospital Nina Rodrigues, no Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado -, no Hospital Nina Rodrigues, no Teatro Arthur Azevedo e na Praça Nauro Machado. Nesta última, acontece diariamente, com exceção da sexta-feira (18), em que ocorre a Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme.

Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme

Na sexta-feira, dia 18 de outubro, acontece a grande Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme, em plena Praça Nauro Machado. A batalha é sempre sucesso em todas as edições e, neste ano, conta com 80 dançarinos locais e nacionais na disputa do tão sonhado cinturão Negro Cosme. No júri, estão o Bboy Neguin, André Rockmaster e Vinícius Pitbull, integrantes da mais alta cúpula das danças urbanas do Brasil e do mundo.

Mostra Infantil

No sábado (19), às 14h e às 16h, a criançada se apresenta no Teatro Alcione Nazaré, na Mostra Infantil Criança na Dança. Serão dezenas de crianças de escolas de dança e projetos da cidade se apresentando durante a programação. Para assistir à mostra, o público deve ir antecipadamente à bilheteria do Teatro Alcione Nazaré trocar um quilo de alimento não perecível por um par de ingressos.

Mostra Competitiva

Ainda no sábado (19), acontece a Mostra Competitiva que reunirá dezenas de bailarinos para disputar o prêmio Ana Duarte nas categorias grupo, trio, duo e solo. A programação reserva apresentações que vão das danças urbanas ao contemporâneo. Entrada garantida mediante troca de um quilo de alimento não perecível por um par de ingressos.

Palco Abertura – Feirinha São Luís

No domingo (20), a programação segue na Praça Benedito Leite, na Feirinha São Luís, onde bailarinos, companhias e grupos de dança se apresentarão.

Encerramento: Tarde e Noite de Gala

A programação de encerramento inicia com a Tarde de Gala, às 16h, no Teatro Arthur Azevedo. Na ocasião, os bailarinos selecionados farão apresentações de coreografias em diversas modalidades. Essa mostra é composta apenas pelas melhores coreografias que se inscreveram no festival e foram selecionadas pela curadoria.

Às 20h, inicia oficialmente a cerimônia de encerramento da 13ª Semana Maranhense de Dança. Durante a Noite de Gala, os dançarinos vencedores da mostra competitiva receberão o prêmio Ana Duarte.

A novidade desta edição será o Prêmio Amadansa, promovido pela Associação Maranhense de Dança de Salão. As melhores apresentações durante todo o evento receberão os prêmios nas categorias grupo e duo. Também serão realizadas apresentações de bailarinos maranhenses e nacionais. Nesta mesma ocasião, os homenageados do evento receberão as devidas homenagens.

Homenageados

Os grandes homenageados desta edição são: Rubinho, com mais de 30 anos de carreira, e a Cia Street Master, com 20 anos de história nas danças urbanas.

Rubem Soares é dançarino e coreógrafo da Cia Street Masters desde 1999, teve 11 trabalhos classificados para o Festival de dança de Joinville, além de duas coreografias campeãs do Nordeste. Também ficou em 3º lugar no Festival Nacional de Danças Urbanas em Santa Catarina. Além disso, venceu três vezes o quadro “Se vira nos 30”, no programa “Domingão do Faustão”.

Já a CIA Street Masters, fundada em 1999 no SESC MA, é Tricampeã do “Se vira nos 30”, quadro do programa global “Domingão do Faustão”, além de Bicampeã do Nordeste e ter 9 coreografias aprovadas para o Festival de Joinville. Dentre as coreografias mais conhecidas está a Made in Maranhão (2017), que mistura hip hop e danças populares maranhenses, como bumba meu boi e tambor de crioula.

Oficinas

Além de apresentações, a Semana Maranhense de Dança também oferece oficinas de níveis iniciante, intermediário e avançado. Este ano, houve recorde de inscritos para as oficinas, totalizando 700 candidatos na disputa de vagas para aprender com os grandes mestres da dança maranhense e nacional.

Para mais informações

A 13ª Semana Maranhense de Dança acontece de 13 a 20 de outubro em vários pontos da cidade. Para saber mais sobre a programação, acesse as redes sociais do Teatro Arthur Azevedo. Instagram: @teatroarthurazevedooficial e Facebook: Teatro Arthur Azevedo.

SERVIÇO:

O QUE: Cerimônia de abertura da 13ª Semana Maranhense de Dança.

ONDE: Teatro Arthur Azevedo.

QUANDO: Dia 13 de outubro (domingo) às 19h.

Informação: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel