terça-feira, 22 de outubro de 2019
Promovido pelo Sebrae e parceiros no município, na última sexta-feira, Urban Hacking expôs a identidade dos tutoienses e ressaltou o orgulho de quem nasceu nesse pedaço do Maranhão.
Uma grande ocupação urbana tomou conta do Centro de Tutóia, na última sexta-feira, 18, com a realização do primeiro Urban Hacking do Maranhão e da Rota das Emoções. Promovido pelo Sebrae e governança do município, o evento buscou na identidade do povo a sua essência e encheu ruas e praças da cidade com cultura, saberes, expressões artísticas, poesia, música, teatro, brincadeiras infantis, roda de histórias, artesanato, gastronomia. Um dia para ficar na lembrança de quem nasceu nesse lugar de belezas naturais ímpares, um destino de sol e praia entre os Lençóis Maranhenses e Delta das Américas que encanta, e muito, quem o visita.
“Tutóia: Aquarela de Belezas e Encantos”, aliás, foi o tema escolhido pela própria comunidade para o primeiro Urban Hacking do Maranhão e primeiro da Rota das Emoções. “Para nós foi uma enorme satisfação termos sediado um evento pioneiro e tão significativo, onde pudemos mostrar quantas riquezas nós temos. O Urban Hacking não apenas movimentou a cidade, mas trouxe a cada tutoiense o orgulho de sermos o que somos. Certamente, o evento ficará no nosso calendário e, no próximo ano, será ainda melhor que esta primeira edição”, destacou Patrick Araújo, empresário e presidente da Associação do Trade Turístico de Tutóia (Atratur).
A programação de 12 horas do Urban Hacking contemplou inúmeras atividades que envolveram todas as idades – de crianças, adolescentes e jovens a adultos e idosos, tendo início às 9h. A alegria foi o tom que orquestrou todas as ações do evento até o final, concentradas no circuito entre as Praças Getúlio Vargas e Tremembés, além de outras ruas da cidade que ganharam mais vida com as intervenções artísticas e folclóricas.
A sustentabilidade também foi destaque no Urban Hacking de Tutóia. Na programação construída pelo Sebrae e a governança do município, foi realizada o plantio de mudas de ipê em vários espaços da cidade, oficinas de restauração de brinquedos e de reciclagem de materiais.
“Este evento foi interessante sob diversos aspectos, principalmente ao dar oportunidade à nova geração de valorizar o que é da terra. O Sebrae nos proporcionou uma experiência fantástica durante todo esse dia e o evento veio ao encontro do que ansiamos. Como bem diz a letra da música de Os Titãs, a gente quer comida, diversão e arte”, destaca a empreendedora social, Joanice Rios.
Para o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho de Andrade, o Urban Hacking traz justamente esse conceito: uma programação feita pela comunidade do lugar e para ser vivenciada por todos. “É um encontro de saberes, de vivências, de cultura de um povo que valoriza o que é seu. Nós do Sebrae cremos que a transformação de um roteiro turístico passa, necessariamente, pela valorização de suas riquezas por sua gente e pelas parcerias firmadas em prol da causa do desenvolvimento local. Quando todos estão juntos, quando existe cooperação, quando se pensa no coletivo, o melhor acontece! Este evento foi proposto por nós, mas a comunidade tutoiense abraçou a causa, pensou junto as atividades que seriam desenvolvidas aqui e, portanto, o Urban Hacking é apropriação de todos vocês”, destacou o executivo durante a solenidade de abertura.
Novas gerações
Para os alunos das escolas públicas Almeida Galhardo, Nemésio Neves, São Judas e Casemiro de Abreu, o Urban Hacking foi mais do que uma experiência lúdica e cultural. Eles participaram de uma visita a dois meios de hospedagem da cidade – as Pousadas Baluarte e Jagatá – para conhecer como funcionam e o que ofertam aos turistas como diferencial, transmitindo noções de empreendedorismo.
“A gente nunca tinha entrado em uma pousada antes. Aqui é muito bonito e aprendemos como o hóspede é recebido. É um trabalho muito legal! Na escola, a gente está estudando os mapas e aqui nessa pousada tem um bem grande, pintado na parede, com as cidades que fazem parte da Rota das Emoções. Tudo aqui é muito bonito!”, comentou Ronald Santos, aluno do 4º ano da escola Almeida Galhardo.
“Realmente, a experiência valeu muito à pena, porque não temos, normalmente, o hábito de trazer os alunos para conhecer as pousadas e hotéis da cidade para uma aula prática, principalmente quando trabalhamos temas como o turismo e a sustentabilidade. O evento foi uma grande oportunidade para isso, porque a organização disponibilizou transporte, facilitando bastante essa atividade extra classe”, colocou a professora Cidneide Martins.
Grande cortejo popular
Durante toda a programação, personagens da cultura local passearam entre o público, formado em sua maioria pelos próprios tutoienses que entoaram músicas e canções populares, dançaram ao som da empolgante percussão da Dança do Caroço, assistiram apresentações diversas que culminaram com o cortejo do Boi Pelado, uma alegoria gigante que ganha as ruas de Tutóia, arrastando multidões nos períodos carnavalescos e juninos.
“Esta foi uma tradição iniciada pelo meu pai, Ananias Santos, artista plástico da cidade e que idealizou um boi gigante para enfeitar os arraiais juninos. No início dos anos 2000, ele resolveu colocar o boi nas ruas e o batizou como Boi Pelado, por não ter o couro trabalhado com paetês, canutilhos e purpurina, conhecida por aqui como areia prateada. Ele, também, não possui integrantes, ao contrário dos grupos de Bumba Meu Boi do Maranhão. Aqui, são os próprios tutoienses que se juntam ao nosso Boi e, pelas ruas, formam um grande cortejo, onde ganham espaço agremiações culturais diversas, mostrando toda a democracia dessa festa popular que já se tornou tradição tanto no São João quanto no Carnaval”, informou Marezza Santos que, juntamente com seus irmãos e com os amigos do pai, perseveram em manter viva a tradição do Boi Pelado em Tutóia.
“Agradecemos imensamente pela oportunidade de mostrar neste evento as riquezas culturais de Tutóia. O Sebrae é um grande parceiro que queremos sempre ter por perto, porque apoia o desenvolvimento dos municípios e nos oportuniza momentos como este. O Urban Hacking de Tutóia foi um sucesso e já aguardamos o evento do ano que vem”, finalizou o secretário municipal de Administração, Aluísio Rocha.
Informação Sebrae
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário