domingo, 13 de outubro de 2019

Destino de visitantes do Brasil e do mundo, a cidade de Santo Amaro, é um dos roteiros turísticos mais procurados por quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses. Visando potencializar ainda mais o setor, a ‘Caravana Mais Turismo’ esteve no município no período de 07 a 11 de outubro, oportunizando qualificações, o cadastramento de empresas e profissionais do trade turístico, e sensibilizando crianças de adolescentes com palestras contra o abuso e violência sexual.

As ações realizadas pela Caravana Mais Turismo, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) tiveram duração de uma semana no município de Santo Amaro e segue com ações pelo estado. “A nossa intenção é levar a Caravana Mais Turismo para todas as regiões do Maranhão. O turismo começa pelo conhecimento da cidade por parte dos próprios cidadãos. A sensibilização, capacitação, qualificação e o cadastramento da comunidade para a atividade turística, contribuem para o desenvolvimento do setor”, relatou o Secretário de Turismo, Catulé Júnior.

Durante a Caravana, foram capacitadas 159 pessoas com palestras e cursos oferecendo desenvolvimento profissional, nos temas: ‘Mídia sociais para promoção e comercialização no turismo’, ‘Técnicas de arrumação para camareira’, ‘Noções de empreendedorismo para artesão’, ‘Técnicas de recepção e reservas para meios de hospedagem’, ‘Condução de passeios em ambientes’, ‘Boas Práticas para manipulação de alimentos’.

Em extensão, a técnicos da caravana estiveram nos povoados de Travosa, onde desenvolveu o curso de ‘Hospedagem Familiar: Como montar um negócio cama e café’ e no povoado de Betânia, com o curso ‘Mídias sociais para promoção e comercialização do Turismo’.

Incluso na Caravana Mais Turismo, o Programa Cadastur (Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo) garantindo oportunidades de negócios aos seus cadastrados, sendo também uma importante fonte de consulta para o turista. A Técnica da Setur do Cadastur, Thais Guimarães esteve fazendo atendimento na Secretaria Municipal de Turismo em Santo Amaro.

A Superintendência Lençóis e Delta e Superintendência de Qualificação Profissional desenvolvem o Programa Mais Infância, Mais Turismo em todo o estado e realizaram nesta quarta-feira(09), blitz de conscientização em estabelecimentos em toda região de Santo Amaro, onde as técnicas da Setur proferiram palestras para 742 crianças e adolescentes, que foram sensibilizadas, com o objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

A professora Silvia Santos, da Escola Neiva de Santana, no bairro Olho d’agua, no município de Santo Amaro, esclarece que com as palestras do Mais infância foram muito importantes para os alunos da escola da comunidade de Santo Amaro. “Recebemos a visita das profissionais da Setur, que trouxeram as palestras sobre abuso sexual, trazendo conhecimento, experiências e alertando todos para todos os tipos de situações que envolvem essa pratica contra crianças e adolescentes. Muitas crianças não sabia o que era abuso sexual, mas a partir de agora, estaremos ainda mais atentos com nossas crianças”, explica

Juntamente com a ação da caravana, aconteceram palestras em parceria com o Banco do Brasil, direcionando as oportunidades das linhas de créditos e formas de pagamentos na estadia dos turistas na região. Consultores do Sebrae estiveram explicando sobre o Salão da Rota das Emoções que acontecerá no final de novembro e Corpo de bombeiros apresentou palestra sobre fiscalizações e licenças nos estabelecimentos da região.

Nos próximos meses, a Caravana Mais Turismo estarão nos municípios de Alcântara, Riachão, Carolina, São José de Ribamar, que serão contemplados com ações da Secretaria de Estado do Turismo(SETUR).

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário