sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Evento realizado em Brasília (DF) na quarta-feira (24) encerrou a etapa nacional do Accelerate 2030, uma iniciativa promovida pela rede de inovação austríaca Impact Hub e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de impulsionar negócios com impactos socioambientais positivos.

A mais recente etapa nacional envolveu 33 empresas. Além do Brasil, outros 15 países integram o programa, que busca escalar globalmente negócios em fase de crescimento e que estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este ano, um total de 1.183 empresas se inscreveram no Accelerate 2030, 332 delas no Brasil.

As finalistas brasileiras receberam treinamentos em diferentes capitais para aprimoramento de práticas de mensuração de impacto, elaboração de um plano de escala global e suporte e contato com especialistas, investidores, mentores e parceiros. As três melhores foram indicadas para concorrer à etapa global, que selecionou 10 empresas nos países participantes.


Dois empreendimentos brasileiros se destacaram entre finalistas globais: Portal Telemedicina e SoluBio. O Portal Telemedicina permite o acesso universal a serviços de saúde de qualidade, por meio de uma plataforma que fornece diagnósticos confiáveis, rápidos e de baixo custo para mais de 300 cidades no Brasil e na África. Já a SoluBio elimina o uso de produtos químicos na agricultura por meio de uma tecnologia que permite aos agricultores produzirem seu próprio biofungicida, biopesticida e outros produtos necessários na agricultura.

Estiveram representados também México, Turquia, Venezuela, Sérvia, Nigéria, Filipinas, Indonésia e Costa Rica. As empresas participaram de uma semana de imersão em Genebra para fortalecerem e escalarem seus negócios internacionalmente e também receberão suporte durante nove meses a partir de outubro.

“Um grupo de empreendimentos do Accelerate2030 deste ano está desenvolvendo soluções inovadoras para importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São pessoas inovadoras como esses empreendedores que definem o ritmo para enfrentar os desafios mais urgentes do mundo, relacionados a meio ambiente, segurança alimentar, água potável e muitos outros desafios importantes manifestados pelos ODS”, afirmou o chefe de operações do PNUD SDG Innovative, Artak Melkonyan.

O Accelerete2030 conta com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Fundação Grupo Boticário, da Pfizer e do International Trade Center.

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário