quinta-feira, 31 de outubro de 2019
A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e o Conselho Estadual de Cultura (Consec) realizam, nesta quinta-feira (31), na cidade de Açailândia, o V Fórum Estadual de Cultura do Maranhão. O evento tem por objetivo a eleição dos representantes que integrarão a nova composição do Conselho para o biênio 2019/2021. O evento acontece no Centro de Educação Integral Galetti, a partir das 8h.

O Fórum reunirá gestores municipais de cultura de cinco mesorregiões do estado e representantes da sociedade civil em diversas linguagens artísticas ou segmentos culturais.

Serão eleitos seis representantes de gestores municipais de cultura e oito representantes da sociedade civil e seus respectivos suplentes nos seguintes segmentos: artes cênicas; música; livro, leitura, literatura e biblioteca; audiovisual; artes visuais; patrimônio cultural; memória e documentação; cultura popular.

Para o presidente do Consec, Neto de Azile, o momento é importante pois abre um espaço de diálogo com os fazedores de cultura.

“É uma excelente oportunidade para construir e pensar nas políticas públicas de cultura, um momento de debate de ideias onde o poder público e a sociedade civil dialogam de forma transparente e democrática para pensar e alinhar ações e programas”, enfatizou.

O Conselho Estadual de Cultura do Maranhão é um órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado da Cultura – SECMA de caráter deliberativo, normativo, consultivo e fiscalizador. Tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais.

Os conselheiros são eleitos de dois em dois anos, podendo o mandato ser prorrogado somente uma vez, e o seu exercício é considerado função prioritária e de relevante interesse público.

Informação: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário