quinta-feira, 10 de outubro de 2019
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), lançou a segunda edição do Prêmio Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional. Até o dia 28 de outubro estão abertas as inscrições para o Edital que destinará 300 mil reais a 15 mestres e mestras que incentivem e valorizem expressões culturais como Bumba-Meu-Boi, Tambor de Crioula, Capoeira, Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Danças populares, Bloco Tradicional, Artesanato, Culinária, Música, Festas Religiosas e literatura de Cordel.


O Prêmio Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional tem como objetivo fomentar o reconhecimento e a valorização dos detentores de saberes e expressões culturais populares e tradicionais, como forma de preservar a história e fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, ressaltou a importância do prêmio para a valorização da cultura popular.

“É primordial manter viva a memória da nossa cultura, e o prêmio tem esse propósito de fortalecer as raízes culturais e garantir que o conhecimento não se perca, que ele permaneça em nossa história, dialogando com as gerações futuras”, destacou o secretário.

A inscrição pode ser feita via postal ou diretamente no protocolo da Secma, onde deverá ser entregue a documentação exigida no Edital. A secretaria fica na Av. dos Holandeses, 1803 (ao lado da Fribal), e o atendimento funciona das 13h às 19h.

Serão premiados 15 mestres e/ou mestras com o valor de 20 mil reais cada. Os recursos são oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Cultura do Maranhão – Fundecma.

A seleção será realizada em duas etapas, a primeira de habilitação (análise técnica da documentação) e a segunda de avaliação de mérito dos candidatos habilitados. O resultado está previsto para o mês de dezembro.

Podem participar candidatos que possuam experiência e conhecimento dos saberes e fazeres populares, dedicados às expressões culturais populares maranhenses, com reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam, com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais.

Informação: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário