quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Conscientizar sobre queimadas. Esse foi o objetivo da ação educativa realizada na tarde desta quarta-feira (02) pelo 24º Batalhão de Infantaria Leve – BIL, com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Sema, Corpo de Bombeiros, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, a Polícia Rodoviária Federal- PRF e a Faculdade Estácio de Sá.

A ação, de cunho ambiental, foi direcionada aos motoristas sobre a importância da prevenção de queimadas. Grupos foram organizados na BR 135, km 5 para efetuar a abordagem aos motoristas. As atividades fazem parte da Operação Verde Brasil no Maranhão e busca levar mais conhecimento à população sobre os perigos das queimadas: “hoje estamos trabalhando a parte educacional, parte fundamental da ação que é conscientizar a sociedade. Não adianta a gente atacar os focos de incêndio, se a população não se conscientizar. E nesse ponto, o exército brasileiro tem feito o trabalho de coordenação. O sucesso da operação Verde Brasil tem sido fruto de um esforço conjunto, um trabalho colaborativo de todas as instituições, todos focados no objetivo comum que é a preservação do meio ambiente e a garantia de futuro para as próximas gerações”, afirmou o Tem.Cel Souza Filho, Comandante do 24° Batalhão de Infantaria de Selva e representante do Exército Brasileiro na Operação Verde Brasil no Maranhão.


“O objetivo da ação de hoje sobre as queimadas foi divulgar e sensibilizar a população, principalmente as pessoas que estão viajando para a questão das queimadas. As queimadas trazem prejuízos à saúde, prejuízos econômicos e principalmente ao meio ambiente. Então foram distribuídos panfletos relacionadas às queimadas, observando a legislação vigente e crimes ambientais. O decreto federal meia cinco quatorze fala sobre as penalidades para quem coloca fogo de forma ilegal. A ideia é sensibilizar a população. Principalmente nessa época de estiagem de agosto a dezembro, época mais propícia aos incêndios”, pontuou Jadiel Lins, supervisor de Controle e Combate ao Desmatamento e Queimadas da Sema.

O trabalho do Corpo de Bombeiros é enfatizado no cenário de tantos focos de queimadas no estado. A corporação vem atuando de forma a mitigar os diversos casos de incêndios ocorridos principalmente no interior do estado. Para o Primeiro-tenente Calisto, do Batalhão Ambiental do Corpo de Bombeiros, a parceria na Operação Verde Brasil é principalmente “conscientizar a sociedade, disseminar informações sobre a proibição atual de atividades envolvendo o fogo por meio do decreto federal e também do estadual para coibir as práticas de queimadas na nossa capital e principalmente no interior do estado”.

A Operação Verde Brasil teve apoio da coordenação do curso de ciências contábeis e administração da Faculdade Estácio. A parceria da Faculdade com o Exército maranhense é antiga e tem rendido bons frutos, segundo o coordenador do curso, Reis Rocha: “conseguimos trazer aí doze alunos da faculdade, todos voluntários para participar dessa ação. Para nosso acadêmicos e para a universidade, esse trabalho é importante pois se enquadra nos pilares dos Sinaes que é a avaliação do MEC, nós temos um pilar de responsabilidade social e um sobre sustentabilidade. Participar de ações desse tipo já estão previstas no nosso dia a dia durante o ano”, afirmou o coordenador.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário