Assembleia Legislativa

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

A Jabiraca é um peixe seco conhecido como o bacalhau do Maranhão. A fama se sustenta porque o peixe, também conhecido como Traíra, é capaz de substituir muito bem a iguaria portuguesa na mesa dos maranhenses. Por ser uma iguaria típica da Baixada Maranhense, o bacalhau da água doce, como também é popularmente chamada, é tema da nova oficina o Centro de Capacitação em Culinária Típica, localizado no Museu da Gastronomia Maranhense (Rua da Estrela, nº 83) e criado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Com parte teórica e prática, a oficina encerra nesta terça-feira (8), com exposição e degustação dos pratos elaborados.

O Centro de Capacitação em Culinária Típica foi criado pela gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de fortalecer a gastronomia local ao mesmo tempo em que incentiva as potencialidades turísticas da capital e possibilita aos participantes uma fonte de renda. Outras oficinas, com produtos muito utilizados na gastronomia maranhense, já foram oferecidas pelo equipamento municipal. Entre os produtos já trabalhados estão a macaxeira, a vinagreira, o bacuri, o camarão, o milho e o abacaxi.

A oficina é desenvolvida em dois dias em duas etapas. Na parte teórica da oficina, os participantes aprendem mais sobre a gastronomia maranhense e a história local, e realizam uma visita guiada pelo Museu da Gastronomia. Já na parte prática, eles elaboram os pratos com o auxílio de um técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na oficina com a Jabiraca, os participantes aprenderão a elaborar pratos como escondidinho e torta de jabiraca.

MUSEU DA GASTRONOMIA

Inaugurado em junho deste ano pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, o Museu da Gastronomia Maranhense ocupa um prédio histórico da cidade e reúne um acervo riquíssimo referente à culinária local. A proposta do espaço é oferecer ao visitante uma experiência inesquecível pelos sabores da gastronomia maranhense, que encanta com o olhar e com o paladar. Para visitação, o local funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.

SERVIÇO:

O QUÊ: Encerramento de oficina de gastronomia com degustação de pratos elaborados com a Jabiraca (Traíra)
QUANDO: Terça-feira (8), às 17h
ONDE: Museu da Gastronomia Maranhense (Rua da Estrela, nº 83)

Sugestões de sonora:

- Secretária Municipal de Turismo, Socorro Araújo
- Participante da oficina

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel