quarta-feira, 30 de outubro de 2019
Requalificada pelo IPHAN em parceria com a Prefeitura de São Luís, principal via do comércio local guarda parte importante da história da capital; durante o evento promovido pelo prefeito Edivaldo os participantes terão oportunidade de conhecer mais sobre essa história


Será realizada nesta quinta-feira (31), uma edição especial do Passeio Serenata que terá a Rua Grande como temática. O evento integra às atividades do programa Reviva Centro, uma iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Pela primeira vez o evento ocorrerá na Rua Grande, via totalmente requalificada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís onde além da requalificação, foram retirados os obstáculos, com redução dos desníveis de acesso aos imóveis para permitir a locomoção do pedestre sem restrições. O percurso terá inicio na entrada da via, sentido Largo do Carmo/Complexo Deodoro, às 19h.

Durante o passeio o público passará por pontos históricos como o antigo cinema Éden, o Palacete Gentil Braga, o casarão com 22 janelas em ogiva e azulejo português. O público irá fazer um passeio no tempo, relembrando a tão conhecida Rua Grande de antigamente.

"Esse passeio, com certeza, será muito lindo e especial, onde poderemos conhecer mais sobre essa importante rua comercial de São Luís. Esta é a proposta do Passeio Serenata, atrair turistas e moradores para o Centro Histórico de São Luís que tem recebido importantes intervenções do poder público" , destacou a secretária de Turismo, Socorro Araújo.


A Rua Grande contempla fascinantes histórias, abrigou personagens importantes da sociedade local e possui um charme em seu conjunto arquitetônico. Essas histórias e curiosidades do maior centro comercial de São Luís, será contada durante o passeio serenata por meio da música, poesia e teatro.

O Programa Reviva Centro leva programação cultural gratuita às praças do Centro Histórico de São Luís, com música e teatro. Um dos objetivos é promover a revitalização da área central da cidade. Fazem parte os projetos Arte na Praça, Passeio Serenata, Sarau Histórico, Feirinha São Luís e Roteiro Reggae.


SAIBA MAIS

Serviços na Rua Grande

O projeto de requalificação para a Rua Grande, além de revitalizar a área, propôs um conjunto de soluções urbanísticas e arquitetônicas executadas para promover a acessibilidade. Foram retirados os obstáculos, com redução dos desníveis de acesso aos imóveis para permitir a locomoção do pedestre sem restrições. A via também recebeu peças de mobiliário urbano como bancos e lixeiras. No local foram colocados postes de iluminação com fiação subterrânea e, no geral, a rua recebeu, entre outros serviços, novo piso de bloquete intertravado, sistema de esgotamento sanitário e obras de drenagem profunda.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário