quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Em alusão à Semana Lixo Zero, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Sema realizou no último domingo (27) a Mostra de Soluções para Aproveitamento de Resíduos Sólidos.

Com a intenção de fazer refletir sobre o consumo e a responsabilidade pelos resíduos produzidos por todos, a Secretaria levou ao Complexo Ambiental do Parque Estadual do Sítio do Rangedor várias atrações.

Foram realizadas oficinas sobre reaproveitamento de resíduos variados ministradas por diversos artesãos, como a oficina de caixas de som ecológicas ministrada pelo artesão Erik Pires, da EcoSound, reutilizando garrafões de plástico na fabricação de potentes caixas de som e também microfones.

O Centro de Referência Estadual de Economia Solidária do Maranhão – CRESOL, da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária – Setres, levou diversas oficinas com temas voltados à reutilização e reciclagem de resíduos sólidos.

Além disso, o CRESOL disponibilizou seus brinquedos reciclados de vários materiais, como jogos de damas, bonecos articulados, carrinhos e muito mais para a criançada, que se divertiu bastante.

A pequena Júlia de 8 anos aproveitou para aprender uma nova atividade brincando com o jogo de damas: “Eu não sabia que dava para transformar o que ia pro lixo em brinquedo”, nos confessou a menina.

A Secretaria de Estado de Turismo também foi parceira na ação com o Ceprama Itinerante, que apresentou os mais variados tipos de artesanatos feitos com materiais naturais. Veja as fotos na galeria.

SEMANA LIXO ZERO

A Semana Lixo Zero aconteceu pelo país inteiro e foi uma ação organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil que é uma organização civil e sem fins lucrativos que tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização nas empresas, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que elas produzem.

Informação: Sema 

0 comentários:

Postar um comentário