quinta-feira, 21 de novembro de 2019
A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e o Centro Internacional de Reúso de Água, da Universidade de São Paulo (CIRRA), participaram de uma reunião, no último dia 18, para a apresentação do estudo: Avaliação de lacunas e alternativas para impulsionar o reúso de água no Brasil e desafios de regulação.
O estudo já foi aplicado nos estados de SP, RJ, CE, RN e PE e foi iniciado em 2016, com o objetivo de identificar oportunidades de reúso industrial, inicialmente para o estado de São Paulo. O aperfeiçoamento dos dados estendeu o levantamento de dados e oportunidade para outras regiões do país.
Durante a reunião, foram discutidos o panorama de reúso da água, realizada uma apresentação dos resultados com base em dados federais , além do reforço da necessidade de obtenção de outorgas de captação industriais e de lançamentos de estações de Tratamentos – ETEs.
O Maranhão é o 8º estado a ser contemplado no estudo. Nesta fase, o estado será investigado a partir da aplicação de uma metodologia para identificar oportunidades de reúso. Para isso incluem-se informações obtidas através do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) e modelagens de custo abrangendo as peculiaridades do estado.
Ainda durante a reunião, o secretário adjunto de Recursos Ambientais da Sema, Rafael Maciel, apresentou o Portal Interativo, uma iniciativa para a divulgação e visibilidade às informações e dados públicos na área de meio ambiente, desenvolvido pelo a Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas – SBAP. A Dashboard pode ser acessada clicando aqui.
Informação: Sema.MA
Assinar:
Postar comentários
(Atom)


0 comentários:
Postar um comentário