quarta-feira, 13 de novembro de 2019
Fruta que é abundante nesta época do ano será a base para pratos como rocambole, pavê e geleia; inscrições podem ser feitas nesta quinta-feira (14), das 8h às 18h no Museu da Gastronomia Maranhense;ação é uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), abre as inscrições para mais uma oficina de culinária do Museu da Gastronomia. Desta vez, o ingrediente explorado será a manga, fruta que está em abundância nesta época do ano. A oficina é gratuita e ocorrerá na próxima segunda (18) e terça-feira (19), das 14h às 18h, no Centro de Capacitação em Culinária Típica criado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e que funciona nas dependências do Museu da Gastronomia Maranhense - Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís. As capacitações ocorrem quinzenalmente com o objetivo de  ampliar a qualificação na área da gastronomia com reflexo na geração de emprego e renda. 

As inscrições poderão ser feitas exclusivamente no Museu da Gastronomia, nesta quinta-feira (14), das 8h às 18h. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas.A ideia é que a partir da aquisição de conhecimentos culinários, o participante opte pelo empreendedorismo no setor. Nas oficinas anteriores foi oferecida capacitação gastronômica a partir de produtos como juçara, macaxeira, vinagreira, bacuri, camarão, abacaxi, jabiraca, sururu e milho. Desde a primeira capacitação oferecida pelo Centro até este mês de outubro, cerca de 160 pessoas da comunidade e ligadas ao setor da gastronomia e da alimentação foram qualificadas.

As capacitações ocorrem no Museu da Gastronomia Maranhense que recebe, diariamente, dezenas de visitantes e propõe uma imersão pela riqueza gastronômica da cidade, por meio também das oficinas oferecidas no espaço. "O museu contém elementos da gastronomia maranhense que resgatam nossa história, e esse também é o objetivo das oficinas que propomos. A manga é uma dos produtos que são utilizados no cotidiano do maranhense e vamos ensinar receitas variadas para os alunos", explica a secretária de Turismo, Socorro Araújo.


O museu ocupa um dos mais belos casarões coloniais da Rua da Estrela, amplamente restaurado para contar a história da culinária maranhense aos visitantes locais e a turistas, que poderão se deleitar com os sabores regionais e apreciar todos os elementos que compõem a cozinha de raiz da culinária maranhense. No primeiro dia do curso, será repassada aos participantes a história gastronômica de São Luís, contada por monitores do próprio Museu, onde ocorrerão as aulas. No segundo dia haverá a prática da cozinha onde serão ensinadas receitas como o rocambole, pavê e geleia de manga.

MUSEU DA GASTRONOMIA MARANHENSE

A proposta do espaço é oferecer ao visitante uma experiência inesquecível pelos sabores da culinária local, que encanta com o olhar e com o paladar, porque é forte, marcante e nobre sem ser sofisticada. Como cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís é detentora de um imenso valor cultural e seus pratos típicos integram esse conjunto de elementos que fazem da capital maranhense única nesse aspecto.

Tendo como base da sua composição principalmente peixes, mariscos, moluscos e outros frutos do mar, além de uma variedade de produtos naturais, a culinária maranhense é apresentada no Museu da Gastronomia como forma de proporcionar ao visitante um mergulho pela cultura local através de seus sabores mais genuínos e da singularidade da preparação de suas iguarias.

Informações: Agência São Luís
Fotos: A. Baeta

0 comentários:

Postar um comentário