domingo, 24 de novembro de 2019
Além de destaque de profissionais, a premiação habilitou iniciativas e boas práticas estaduais no setor em seis categorias.
Identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo no país, assim como profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do setor, é o objetivo do Prêmio Nacional de Turismo. Do Maranhão várias iniciativas foram inscritas e seis já estão habilitadas a passarem para a final. A expectativa é que nos próximos dias, o Ministério do Turismo, promotor da premiação, divulgue os resultados dos finalistas.
Dentre as iniciativas maranhenses já habilitadas em uma das 11 categorias do Prêmio Nacional de Turismo estão os projetos Complexo Turístico e Cultural Mirante da Balaiada (Prefeitura Municipal de Caxias), o Selo de Produtos Artesanais (Prefeitura Municipal de Carolina), Turismo de Experiência no Polo São Luís (Sebrae Maranhão), Aplicativo Chapada das Mesas: Programa de Fidelidade (Prefeitura Municipal de Carolina), Passeio Circuito Praia (Baluarte Empreendimentos Turísticos), Minha Cidade, Minha Fortaleza (Prefeitura Municipal de Fortaleza dos Nogueiras).
As iniciativas maranhenses que concorrem ao Prêmio Nacional de Turismo estão inseridas, respectivamente, nas categorias Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo, Produção Associada ao Turismo, Tecnologia no Turismo e Sensibilização, Qualificação, Certificação e Formalização do Turismo. A cerimônia de premiação acontece no dia 4 de dezembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG).
“Nunca tivemos tantas iniciativas habilitadas para a final de um Prêmio Nacional de Turismo como este ano. Isso reflete a qualidade dos serviços ofertados pelos empreendimentos, para o caso do setor privado, e os resultados positivos das iniciativas e ações de fomento e apoio à atividade pelo poder público, já que tivemos três prefeituras municipais com projetos habilitados”, reforça o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho de Andrade, comentando que os resultados também vieram em virtude da disseminação, apoio e estímulo das informações através das regionais da instituição, aos projetos desenvolvidos em benefício do setor do Turismo em diversos territórios do estado, bem como pela autuação em rede de parceiros públicos e privados.
Além do reconhecimento, o Ministério do Turismo pretende fazer com que as iniciativas finalistas do Prêmio Nacional de Turismo sejam disseminadas e replicadas em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em seus territórios, por entender que gerará engajamento e atuação em benefício do desenvolvimento do setor no Brasil.
Turismo de Experiência
O Sebrae Maranhão, por meio do projeto Serviços Turísticos no Polo São Luís, inscreveu na premiação a ação Turismo de Experiência, na categoria Produção Associada ao Turismo. A proposta do Sebrae com a ação é fazer com que os produtos de turismo ligados à Economia da Experiência possam se firmar como mais uma alternativa ao turista e somar aos roteiros oficiais como Centro Histórico e das praias, já instaurados na capital maranhense.
“Mas a ação abrange a Região Metropolitana de São Luís, como Raposa, São José de Ribamar e Alcântara. A ideia é apoiar e complementar a vivência do turista na cidade, para que o seu tempo de permanência seja estendido e otimizado e, com isso traga benefícios ao setor como um todo e à economia local”, ressalta o diretor Mauro Borralho de Andrade.
Informação: Agência Sebrae
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário