domingo, 3 de novembro de 2019
Anderson Flávio Lindoso Santana, Advogado e Secretário de Estado da Cultura




Desde muito cedo somos apresentados às artes. Voluntária ou involuntariamente, há sempre um elemento ou manifestação artística que nos deixa próximos de um mundo novo. Em nosso cotidiano, por exemplo, há a teledramaturgia, sempre presente nas nossas casas; fora do nosso domicílio, há o teatro, estimulado em peças nas escolas e em diversas atividades voltadas para o segmento. Neste artigo, abordo duas atividades em nosso estado, que impulsoionam as artes cênicas para um público maior: o FEMATE e a Semana do Teatro no Maranhão.

Importantes espaços para o fortalecimento da cena artística maranhense, a Semana do Teatro no Maranhão e o Festival Maranhense de Teatro Estudantil (FEMATE) se preparam para oferecer, no mês de novembro, mais uma programação com espetáculos, oficinas e mostras competitivas.

Começo pelo FEMATE. Mais focado na atuação de jovens estudantes, o evento faz parte do calendário cultural maranhense a 23 anos e é realizado pelo Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), equipamento cultural do estado responsável pela formação de atores em nível técnico (profissional) e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação.

O Cacem estimula a participação de alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio de escolas públicas, particulares e comunitárias no festival, que tem importância educativa e sociocultural, incentiva o teatro nas escolas e valoriza o protagonismo das crianças e adolescentes que dão seus primeiros passos como atores e atrizes no cenário maranhense.

Mais que um festival, o FEMATE representa uma oportunidade de inserção e valorização das artes cênicas no estado. Neste ano, 19 escolas participarão do Festival, que abre dia 13 de novembro, no Teatro Alcione Nazaré, com apresentação de espetáculo produzido e encenado por alunos do Cacem. A premiação acontecerá logo depois, no dia 27 de novembro, com a entrega do Troféu Cosme Júnior, nas categorias melhor espetáculo, melhor ator/atriz, direção, figurino, cenário, ator/atriz revelação.

Do palco do FEMATE, sigo para outro evento significativo para as artes cênicas maranhenses: a Semana do Teatro no Maranhão.

Com participantes entre coletivos culturais, grupos e produtoras teatrais regionais e nacionais, a 14ª edição da Semana do Teatro no Maranhão levará ao público diversas modalidades de espetáculos: teatro adulto, infanto juvenil, teatro de rua, circo, teatro-musical, além de workshops, abrindo possibilidades aos que desejam trabalhar no teatro e aos que querem aperfeiçoar conhecimentos ampliando sua atuação em diversas áreas como produção, dramaturgia, cenografia e muito mais.

Neste ano, o evento traz uma novidade: a Mostra Praia Grande de Cenas Curtas, seis apresentações em praça pública. Diversas linguagens como a performance, a mímica e o circo estão na programação dessa mostra, que inova a cada ano promovendo mais diversão e interatividade.

A Semana é tão importante para os participantes que traz o Troféu Apolônia Pinto, mostra competitiva que incentiva a arte teatral em categorias como cenografia, iluminação, figurino, sonoplastia, direção teatral entre tantos.

Como em todas as edições, a 14ª Semana do Teatro no Maranhão também terá um homenageado: o diretor, dramaturgo, poeta, cronista, iluminador, pesquisador teatral e diretor artístico da Pequena Companhia de Teatro, Marcelo Flecha. Argentino naturalizado brasileiro, Flecha reside no Maranhão há 40 anos e tem consideráveis trabalhos no cenário teatral do estado. Assinou a dramaturgia de “Pai e Filho” (2010), espetáculo adaptado a partir da obra de Franz Kafka, Carta ao Pai. Também em “Memórias de Um Mau Caráter” (2004), encenado por César Boaes. O trabalho “Velhos caem como canivetes” lhe rendeu o prêmio Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2012.

Meu desejo é que cada vez mais talentos locais passem por estes palcos, absorvam todos os ensinamentos possíveis e despontem para o mundo. O FEMATE e a Semana do Teatro no Maranhão são eventos que contribuem e fomentam o acesso e visibilidade de trabalhos teatrais no estado; despertam a sensibilidade tanto em quem participa quanto em quem assiste as apresentações. O fortalecimento destas atividades é fundamental para que o Maranhão seja cada vez mais reconhecido como um estado referência de grandes nomes das artes cênicas.

Informação: sectur.ma

0 comentários:

Postar um comentário