domingo, 10 de novembro de 2019
Com uma diversidade de atrativos históricos, culturais e arquitetônicos, o Maranhão tem sido muito procurado por turistas. Para a contribuir com a melhoria da prestação de serviços aos visitantes, a Caravana Mais Turismo esteve no povoado de Atins, em Barreirinhas, de 5 a 7 de novembro.

Com cursos do Programa Mais Qualificação e Turismo, palestras do Mais Infância Mais Turismo e Cadastur, a ação da Secretaria de Estado do Turismo acumula resultados expressivos. Em 2019 já foram capacitadas mais de 3000 pessoas e sensibilizados 5000 estudantes e 782 empreendimentos turísticos pelo Cadastur.

Os municípios de Santo Amaro e Alcântara e, no povoado de Atins, foram as últimas cidades visitadas. “A nossa intenção é levar a Caravana Mais Turismo para todas as regiões do Maranhão capacitando o trade, agentes públicos, artesãos, a comunidade local, e promovendo nossos destinos com excelência no atendimento e profissionais qualificados”, comentou o secretário de Turismo, Catulé Júnior.

CARAVANA EM ATINS

Durante a Caravana, foram capacitadas 100 pessoas com palestras e cursos oferecendo desenvolvimento profissional, nos temas: ‘Qualificação no atendimento para bares e restaurantes’ (8h), ‘Hospedagem familiar: como montar um negócio cama e café’ e ‘Técnicas de recepção e reservas para meios de hospedagem’ com carga horária de 8 horas.

O Programa Cadastur (Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo) garante oportunidades de negócios aos seus cadastrados, sendo também uma importante fonte de consulta para o turista. No povoado de Atins foram realizados 16 cadastros entre novos e recadastro.

A Superintendência de Qualificação Profissional desenvolve o Programa Mais Infância, Mais Turismo em todo o estado, onde as técnicas da Setur proferiram palestras para 150 estudantes em Atins, realizando, ainda, blitz de conscientização em hotéis, pousadas, restaurantes, comércios e agências em todo o povoado com o objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

A gerente da pousada Filhos do Ventos, Isabel Azevedo, parabenizou a iniciativa do programa e destacou a importância da sensibilização da população. “É muito importante esse tipo de iniciativa que a Setur vem fazendo. Mais importante ainda por que se trata de um tema muito delicado que é a exploração sexual envolvendo as crianças”, frisou a gerente.

Para o comerciante João Silva, a blitz serve como incentivo para alertar e conscientizar a população e, principalmente as crianças, a denunciar os casos de exploração sexual infantil.

“Esse tipo de ação ajuda e incentiva a população a denunciar casos envolvendo de abusos sexual contra as crianças. Temos que ter a consciência de que abusar sexualmente de uma criança é crime e será penalizado”, destacou o comerciante.

A Caravana Mais Turismo continuará nas próximas semanas com ações nos municípios que fazem parte do polo São Luís.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário