domingo, 1 de dezembro de 2019
Cerca de 5 mil pessoas circularam pela feira, que aconteceu entre os dias 27 a 30 de novembro, no ginásio Verdinho, em Parnaíba (Piauí) e contou com caravana dos três estados parceiros na Rota.


A 4º feira do Salão do Turismo da Rota das Emoções foi um dos eventos mais visitados, e gerou oportunidade de negócios em toda cadeia produtiva do Turismo, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), nos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará. 


Rota das Emoções: três destinos, incontáveis aventuras


O roteiro é o destino certo para quem procura sol, mar, cultura, história, gastronomia e belas paisagens para guardar na memória em um roteiro único nesse país continental. Assim é a Rota das Emoções que envolvem paraísos naturais como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e Parque Nacional de Jericoacoara (CE).


Belas paisagens e muita aventura compõem a Rota das Emoções, um fascinante roteiro turístico, onde é possível conhecer três das mais importantes e encantadoras áreas de proteção ambiental do Brasil.

Lençóis Maranhenses (MA)

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) é o único deserto do mundo, que abriga milhares de lagoas de águas cristalinas em meio a dunas de areia branca, rios, lagoas e manguezais.


Chegar aos Lençóis Maranhenses significa restaurar a alma, refletir sobre a magnitude da vida e perceber o quão pequeninos somos. Tudo isso em uma área com cerca de 155.000 hectares de extensão, que guarda grandes riquezas culturais e naturais sem igual.


Delta do Rio Parnaíba (MA/PI)

O delta do Rio Parnaíba é o terceiro maior delta oceânico do mundo. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representariam os principais afluentes do Parnaíba, que se ramificam formando um grandioso santuário ecológico, com rios, dunas de areias alvas, lagoas, dezenas de ilhas habitáveis e o mar são alguns atrativos que o lugar oferece.


Somam-se a isso os inúmeros lugares praticamente inexplorados pelo homem. Vale ressaltar que somente a região do Delta do Rio Parnaíba cobre 2.700 km de área, dos quais 35% pertencem ao Piauí e 65% ao Maranhão. Esta área é protegida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, desde 1996, através da unidade de conservação Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba.


Jericoacoara (CE)

Jericoacoara, vilarejo localizado dentro do Parque Nacional de mesmo nome, é dona de um conjunto de belezas variadas, de cenários diferentes reunidos em um único local, onde o intenso contato com a natureza e seus moradores revela que a vida não precisa ser complicada para ter qualidade.


Atrativos
Para quem ainda não conhece, a Rota das Emoções é um roteiro que liga três estados do Nordeste, Ceará, Piauí e Maranhão. Uma área litorânea em direção a Oeste, com um ecossistema variado, mar de ondas perfeitas, próprias para a prática do surf, windsurf, kitsurf entre outros esportes náuticos.


Toda a Rota das Emoções é envolta em muita aventura, em uma região bastante conservada, roteiro obrigatório para os amantes do ecoturismo, turismo de aventura e, vivência de experiências comunitárias como: manuseio de apetrechos de trabalho e da lida diária dos nativos, ao longo de todo o trajeto.


Cenário de cinema, dunas, rios, riachos e uma imensa faixa de praias com areias que se alternam entre firme e fofa, um relax para os pés. Entrecortados por povoados, habitados por pescadores sertanejos, que tiram do mar e da terra seus sustentos e que nas horas vagas divertem turistas contando causos em rodas de conversas, com iguarias do litoral nordestino. É sentar e apreciar.


Tem muita coisa boa pra fazer na Rota das Emoções, inclusive fazer nada, mas como não fazer nada num lugar em que o sol e o vento é um companheiro constante, convidando para passeios de barcos, pescaria, observação de aves e, em especial, as migratórias, caminhadas contemplativas, fotografias entre outras.


Além dessas atrações, durante o passeio pela Rota das Emoções, o visitante poderá vivenciar experiências mágicas com as comunidades locais, conhecer arranjos produtivos, artesanato, cooperativas de trabalhos das comunidades, participar de caminhadas ecológicas. Apreciar, também, experiências de preservação de espécies ameaçadas de extinção pela atividade humana, fazer pescaria e comer peixe fresquinho preparado pelos próprios pescadores, além de conhecer a hospitalidade característica dessa gente simples do litoral.


O SEBRAE tem trabalhado as comunidades ao longo da Rota das Emoções, valorizando sua cultura e ensinando-lhes sobre a importância desse potencial turístico que é, também, uma forma de desenvolvimento das comunidades e sustento nos mais diversos ramos do turismo, sempre com um olhar na sustentabilidade.


Todos esses atrativos contribuíram para que a Rota das Emoções fosse reconhecida, há 15 anos como o Melhor Roteiro Turístico do país, concedido pelo Ministério do Turismo, e pelos incontáveis aventureiros que já experimentaram essa tripla dose em Emoção com muitas aventuras, em um paraíso entre o céu, a terra e o mar, tudo isso iluminado pelo sol do Nordeste, cercados de beleza por todos os lados, em um espetáculo de cores, sons, sabores, aromas e sensações. Um show para todos os sentidos, um ambiente perfeito para bons negócios em turismo.





O jornalista Reginaldo Rodrigues do Cazumbá, viajou a Parnaíba (PI), para participar do 4º Salão do Turismo da Rota das Emoções, a convite do Sebrae/MA, tendo suas despesas custeadas por esta Instituição.

Fotos: Recorte video Institucional Sebrae / Arquivo Pessoal / Osvaldo de Araujo Gaspar / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário