quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

SÃO LUÍS – O curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão que, este ano, completou 33 anos de sua criação, recebeu como “presente de natal” a nota 5, pontuação máxima do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018. Além da conquista, o curso já presenciou, ao longo do tempo, algumas melhoras na carreira, como a lei 12.591 de 18 de janeiro de 2012, que regulamentou o exercício da profissão.

O curso está há um ano funcionando no Complexo da Fábrica Santa Amélia, no Centro de São Luís. O local, que antigamente investia na parte de industrialização contribuindo para a economia da cidade, hoje é voltado para as aulas dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA: “Estamos prestando serviços de qualidade no segmento da educação. Então, de alguma forma, estamos contribuindo para a valorização, para o resgate, a manutenção e conservação desse patrimônio que faz parte do complexo paisagístico, histórico e artístico da cidade de São Luís”, afirmou o coordenador e professor, Saulo Ribeiro dos Santos.

Essa graduação, além de ter alcançado a nota máxima no Enade, também ficou entre os dez melhores cursos de turismo do Brasil e o segundo melhor do Norte e Nordeste. Todo esse reconhecimento, segundo o professor, foi resultado do trabalho dos docentes, técnicos e das diretrizes que envolvem a grade curricular do curso. “Todo o trabalho que foi sendo desenvolvido teve a ver com a implementação dos grupos de pesquisas, projetos de ensino, pesquisa e extensão, e essa aproximação permanente continua com o mercado deixando nossos alunos mais preparados”, afirmou Santos.

As qualificações mais procuradas pelos estudantes são as de agenciamento, uma área que está crescendo no ramo do turismo e no segmento de hospedagem. Cultura, viagens, hospedagens, gastronomia, economia e política são algumas atividades estudadas por um discente de turismo. “Formar profissionais habilitados para atuar em diversas áreas, diversos campos que estão vinculados à atividade turística, como a parte de gestão pública, marketing e empreendedorismo, tanto no setor público ou privado, é o nosso principal objetivo”, relatou o coordenador. 

A grade curricular do Bacharelado em Turismo da UFMA foi constituída com cadeiras multidisciplinares que trazem uma visão inicial e geral com disciplinas como “Metodologia, Antropologia, Cultura Popular, Filosofia, História da Arte”, alinhada a um lado mais prático da profissão com “Tecnologia da Informação em Turismo, Patrimônio Cultural, Geografia, Empreendedorismo, Fundamentos do Turismo, Marketing, Comportamento do Consumidor”, entre outras. 

Os alunos que fazem parte dessa graduação têm a possibilidade de ter contato com o mercado de trabalho, treinando as ideias trabalhadas nas aulas dentro da própria Universidade. “Eles conseguem ter contato permanente com o mercado tanto pelo estágio obrigatório, quanto pelo não obrigatório. Fazemos também todo um trabalho de aproximação do mercado com a academia, ou seja, trazemos os profissionais para dentro da Universidade para que eles possam participar de vários eventos que organizamos”, comentou o professor.

A atuação do turismólogo no mercado de trabalho pode ter várias ramificações como na parte de atividades turísticas para órgãos municipais, estaduais, federais, em agências de viagens, empreendimentos hoteleiros, empreendimentos gastronômicos, em cruzeiros, aeroportos, shoppings, hospitais, parques de diversões e temáticos, são alguns dos estabelecimentos em que esses profissionais podem estar.

“O mercado turístico de São Luís está em expansão. Há um crescimento permanente dessa atividade nos últimos dois, três anos, e isso é notório. Por exemplo, houve um crescimento bem-sustentado em relação à questão do fluxo de visitante, no aumento do número de passageiros de desembarque no aeroporto da cidade, o aumento da taxa média de ocupação nos empreendimentos hoteleiros. Todo esse volume vem contribuindo para o PIB do Estado do Maranhão e consequentemente, para nós”, completou.

Informação: UFMA 

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