sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Como parte da programação de Réveillon, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), nesta segunda-feira (30), acontecerá um cortejo de bois em comemoração ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conquistado neste mês de dezembro.

A concentração do cortejo começará às 16h, na Praça João Lisboa, no Centro Histórico de São Luís. Às 17h, os brincantes seguem pela Rua Grande cantando diversas toadas tradicionais do nosso folclore. O ponto final da caminhada será a Praça Deodoro, na escadaria da Biblioteca Pública Benedito Leite.

Neste momento, será exibido ao público o vídeo que foi apresentado a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a defesa do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Em seguida, serão realizadas homenagens à história e aos principais representantes do Bumba Meu Boi do Maranhão.

Estarão presentes no cortejo bois de todos os sotaques: zabumba, baixada, orquestra, matraca e costa de mão. Para o secretário de Estado de Cultura, Anderson Lindoso, a participação do Bumba Meu Boi na programação do Réveillon do Maranhão é uma demonstração da força dessa manifestação cultural e de sua relevância para a população maranhense.

“O Bumba Meu Boi é conhecido no mundo inteiro e é o maior símbolo cultural do nosso estado. Ele não se faz presente na vida do maranhense somente no período junino, é atemporal. Devemos homenagear essa manifestação tão essencial para nossa identidade o ano inteiro”, avalia o secretário.

Serviço:

O QUÊ: Cortejo de Bois em comemoração ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade;
QUANDO: Nesta segunda-feira (30), a partir das 16h;
ONDE: Praça João Lisboa

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário