sábado, 28 de dezembro de 2019

Como parte da programação de Réveillon promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), no dia 30 (segunda-feira), acontecerá um cortejo de bois em comemoração ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conquistado neste mês de dezembro.

A concentração do cortejo começará às 16 horas, da Praça João Lisboa. De lá, às 17 horas, os brincantes andarão pela Rua Grande cantando diversas toadas tradicionais do nosso folclore. O ponto final da caminhada será a Praça Deodoro, na escadaria da Biblioteca Pública Benedito Leite.

Neste momento, será exibido ao público o vídeo que foi apresentado a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a defesa do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Em seguida, serão realizadas homenagens à história e aos principais representantes do Bumba Meu Boi do Maranhão. 

Estarão presentes no cortejo bois de todos os sotaques: zabumba, baixada, orquestra, matraca e costa de mão. Todos os sotaques terão participação e representatividade nesse momento especial para a cultura do nosso estado.

Para o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, a participação do Bumba Meu Boi na programação do Réveillon do Maranhão é uma demonstração da força dessa manifestação cultural e de sua relevância para o povo do nosso estado.

“O Bumba Meu Boi é conhecido no mundo inteiro e é o maior símbolo cultural do nosso estado. Ele não se faz presente na vida do maranhense somente no período junino, é atemporal. Devemos homenagear essa manifestação tão essencial para nossa identidade o ano inteiro”, avalia o secretário.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário