segunda-feira, 30 de dezembro de 2019
Foram realizados os cortejos Auto de Natal, da Cia. Barrica, e da Banda do Bom Menino, além de shows de chorinhos, jazz e blues, do Coral São João e da recreação infantil no Complexo Deodoro


Crianças e adolescentes tocando instrumentos movimentaram a Rua Grande no último sábado (28). Elas integram a Banda do Bom Menino, que realizou um Cortejo Natalino, com saída do Largo do Carmo em direção ao Complexo Deodoro. O cortejo fez parte do Reviva Centro Especial de Natal, programa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior encerrou a programação com muito sucesso no último final de semana.

“Foram mais de seis meses de programação cultural gratuita organizada pela gestão do prefeito Edivaldo, que promoveu a ocupação de espaços do Centro Histórico revitalizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís e garantiu a ludovicenses e turistas momentos de lazer e diversão”, destacou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

A programação do sábado (28) iniciou às 17h30 com o Cortejo Natalino da Banda do Bom Menino. Fundada em 19 de agosto de 1993, a Banda tem como objetivo atender crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, oferecendo ensino de música, inclusão social e valores como  a disciplina. Nesses 25 anos, já atendeu mais de 10 mil alunos no curso de música. Cerca de 80% dos músicos que animam as festas populares do Maranhão, como os grupos de Bumba meu boi de orquestra e blocos de carnaval, passaram pela Banda.


Há três anos, Deryck Trovão, de 11 anos, estuda flautim na Escola de Música do Bom Menino das Mercês e mostrou tudo o que aprendeu durante o Cortejo Natalino. “Gosto de tocar o instrumento, as pessoas olham e começam a gravar vídeos, é legal. Depois que entrei na escola de música, meu comportamento mudou muito, meus pais perceberam a mudança. Pretendo continuar estudando e ser músico profissional”, planeja.

Depois da banda, o grupo Cantinho do Choro fez um show natalino, exclusivamente com as músicas mais tocadas desse período, com os integrantes vestidos com figurino elegante, camisa branca, gravata vermelha, chapéu e calça preta. Natural de São Luís, o grupo foi criado em 2012 e tem como integrantes Vitor Monteiro na flauta, Valdico Monteiro no pandeiro, Dudu Lima no cavaquinho e Carlos Reis no violão.


A pedagoga Gleicyanne Leite levou pela primeira vez o filho Wanderlan Fernandes, de 5 anos, para acompanhar a programação. “Estou de recesso e aproveitei a oportunidade. A Deodoro está bem bonita em relação aos outros anos, diferente, atrativa. É importante ter essa programação porque tem gente que não pode levar seus filhos ao shopping, para fazer brincadeiras e interagir com outras crianças”, destaca.


Já no domingo (29), teve recreação infantil com a Turma do Mickey de Natal. O grupo conta com os personagens Mickey, Minnie, Donald, Margarida, Pateta e Pluto, que interagiram com o público e tiraram fotos.

Logo em seguida, o mágico Jeif Karaf roubou a cena com um show de ilusionismo, com participação do público. Formado no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o artista ingressou no Grupo de Teatro Cara de Palco em 2007 e tem participação em espetáculos como a Via Sacra no bairro Cohatrac. Em 2010, o personagem mágico foi criado, utilizando sua experiência na área de palhaçaria e como ator em trabalhos infantis, empresariais e teatrais.

O casal de professores Suelma e Deivison Rubim foram com os filhos Sophia, 7 anos, e Theo, 4 anos, também pela primeira vez. “A programação é muito interessante porque, como a gente acaba tendo outras demandas financeiras, cultura fica em último lugar. Então, assistir sem precisar pagar atrai um público maior. A gente estava contando para os nossos filhos sobre a mudança completa que a praça sofreu, como ficou muito melhor agora”, explica Suelma.


Para fechar o domingo, a criançada curtiu o show com o grupo Cara de Palco e personagens especiais, às 18h. Os palhaços do grupo, Chiclete e Jujuba, cantaram músicas de roda e fizeram brincadeiras. A apresentação levou como convidados os personagens da franquia Frozen, que dublaram músicas. O grupo Cara de Palco está no mercado de entretenimento infantil desde 1992.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário