quinta-feira, 26 de dezembro de 2019
Ação faz parte dos investimentos realizados pela gestão do prefeito Edivaldo na área da cultura e visa garantir um bonita festa de carnaval em São Luís; grupos se apresentarão em desfile na Passarela do Samba ano que vem em locais a serem definidos


Com os preparativos para o Carnaval 2020 em andamento, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior antecipou o pagamento de 50% para as agremiações carnavalescas que irão desfilar na Passarela do Samba no próximo ano e em outros locais a serem definidos. O investimento integra as ações da Prefeitura de São Luís na área da cultura e tem como objetivo garantir uma bonita festa com apresentações de Escolas de Samba, Blocos Tradicionais, Blocos Organizados, Blocos Afro, Tribos de Índio, Turmas de Samba e Alegorias de Rua. Os cinco primeiros colocados no concurso, de cada categoria, receberão ainda uma premiação em dinheiro.

Diante das dificuldades econômicas que o país e todos os municípios enfretam, o pagamento é uma demostração do compromisso que a gestão municipal tem com a cultura. Com isso, os grupos terão mais tempo para se preparar para fazer uma belíssima temporada carnavalesca. "A gestão do prefeito Edivaldo está se empenhando para realizar mais uma edição exitosa do Carnaval de Passarela”, destacou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Ainda segundo o secretário Marlon Botão, esta era uma reivindicação antiga da categoria. “Sabemos os altos custos que se têm para preparar desde as roupas até as alegorias, logística dos foliões e toda a equipe que trabalha para colocar as agremiações nas ruas. Com planejamento, organização e compromisso com quem faz a cultura da cidade a Prefeitura de  São Luís está adiantando metade do valor para todos os grupos e pagaremos o restante após a prestação do serviço”, completou o gestor da pasta da Cultura.


A seleção das atrações artísticas foi feita por meio do Edital de Credenciamento Nº 12/2019. Nele, se inscreveram todos os segmentos carnavalescos, sendo 10 Escolas de Samba, 14 Blocos Tradicionais, 11 Blocos Organizados, 9 Blocos Afro, 10 Tribos de Índio, 4 Turmas de Samba e 2 Alegorias de Rua,  para o desfile na Passarela do Samba 2020.

As Escolas de Samba, Blocos Tradicionais e Organizados recebem em três parcelas, sendo a primeira de 50% em forma de adiantamento, e a segunda e a terceira parcela de 25% será para após entrega da Nota Fiscal correspondente à prestação dos serviços.


PREMIAÇÃO

Ao longo do ano, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, mantém o constante diálogo e parceria com as agremiações carnavalescas, realizando ações como a participação na 13ª Feira do Livro de São Luís, em outubro. Como forma de encerrar o ciclo 2019 e celebrar a organização para o ano que vem, em dezembro também foram entregues os troféus aos ganhadores do último concurso.

“Foi uma entrega simbólica dos troféus, como forma de celebração. Eles já haviam recebido a premiação em dinheiro, seguindo o calendário do edital de premiação. A Prefeitura não tem nenhum débito financeiro em relação ao Carnaval de Passarela. Foi mais uma forma de reafirmar nossa parceria e fechar o ano de uma forma celebrativa. Fizemos um concurso para selecionar quem faria o Troféu do Carnaval de Passarela de São Luís, em que o carnavalesco Miguel Veiga foi escolhido para dar vida aos monumentos em forma de Fofão, personagem característico do Carnaval ludovicense”, frisou o secretário Marlon Botão.

Na categoria Escolas de Samba, a campeã foi a Favela do Samba, seguida da Flor do Samba (2º Lugar), Turma da Mangueira (3º lugar), Marambaia (4º lugar) e Turma do Quinto (5º lugar). Na categoria Blocos Organizados, o campeão foi o Dragões da Madre Deus, seguido de Unidos da Vila Isabel (2º lugar), Turma do Saco (3º lugar), Os Liberais (4º lugar) e Pau Brasil (5º lugar). Já a categoria dos Blocos Tradicionais é divida em dois grupos: A e B. No Grupo A, foram premiados o bloco Os Apaixonados (1º lugar), Príncipe de Roma (2º lugar), Os Foliões (3º lugar), Os Tremendões (4º lugar) e Reis da Liberdade (5º lugar). No Grupo B, foram Os Imbatíveis (1º lugar), Os Diplomáticos (2º lugar), Vinagreira Show (3º lugar), Dragões da Liberdade (4º lugar) e Os Gaviões do Ritmo (5º lugar).

Informação: Agência São Luís
Fotos: Mauricio Alexandre 

0 comentários:

Postar um comentário