sábado, 28 de dezembro de 2019
O Sebrae fechou o ano com articulações em Brasília sobre a MP 907 e importantes ações no estado que mostraram o seu protagonismo como instituição de fomento dos pequenos negócios.


O Sebrae no Maranhão esteve junto aos Sebrae de todo o Brasil em mobilização, junto ao Parlamento Nacional, contra a MP 907 que prevê corte de 18,4% no orçamento da instituição em favor da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), transformada em agência de fomento ao turismo. Do Maranhão, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Raimundo Coelho e o diretor superintendente, Albertino Leal, estiveram engajados na ação e realizaram visitas a senadores e deputados da bancada maranhense no Congresso Nacional, obtendo apoio favorável à causa.

Lideranças dos municípios da Região Tocantina, do território dos Lençóis Maranhenses e Litoral Ocidental estiveram reunidos, em Imperatriz, para o I Encontro Estadual do Programa LIDER. No evento foram tratadas as vocações, vetores de desenvolvimento e os mecanismos de gestão pública para desenvolvimento dos territórios. Participaram do encontro cerca de 150 pessoas, dentre governança das regiões que participaram ou participam do programa; o vice-governador do Estado, Carlos Brandão e demais autoridades regionais; dirigentes do Sebrae; palestrantes convidados e imprensa. A programação contou com palestras e painel com casos de sucesso que reforçaram o papel das lideranças para o desenvolvimento dos territórios e de suas vocações produtivas.


O último mês do ano também marcou o final das atividades anuais do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Nas mais de 70 escolas da rede pública e privada de ensino que são parceiras do programa, ocorreram as Feiras do Empreendedor do JEPP, um momento onde alunos, professores e familiares demostram o quanto foram importantes os conteúdos sobre empreendedorismo repassados em sala de aula e que ajudaram na formação dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Na Região Lençóis-Munim, o Sebrae reconheceu clientes, parceiros institucionais, apoiadores, fornecedores e imprensa na premiação Destaque Empresarial, realizada no Gran Lençóis Flat Residence, em Barreirinhas. O evento foi numa forma de marcar ainda mais a atuação positiva da instituição no território e a contínua tarefa de promover o fortalecimento das micro e pequenas empresas locais. Além das homenagens, a programação contou com a palestra “A transformação digital e seu impacto nos pequenos negócios”, ministrada pelo analista do Sebrae Maranhão, Leonardo Oliveira.


Comemorando um ano de atividades do SebraeLab, o Sebrae no Maranhão celebrou a data – 17 de dezembro, com os principais parceiros, clientes e usuários do espaço idealizado para compartilhar boas iniciativas e conhecimentos para fortalecer o ecossistema de negócios do Maranhão. A programação contou com talk show sobre “Vendas e posicionamento de marca”, com João Silva (Creative Pack e Black Swan); roda de conversa sobre “Nichos de Mercado: escolha para quem vender”, com a coordenadora nacional de acesso a mercados do Sebrae Nacional, Hannah Salmen, e os empreendedores criativos André Lobão e Eduardo Mota; exibição de jogos com os criativos do ecossistema de games. No final, coffee break de networking e o bolo de parabéns para marcar o primeiro ano de muitas conexões, aprendizado e conhecimentos que atingiram cerca de 1800 empreendedores no espaço colaborativo do Sebrae no Maranhão, localizado no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís.  

E, como ação de encerramento de ano, foi assinado o protocolo de intenções com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), para a difusão do empreendedorismo no ensino médio. No total, serão beneficiados alunos de 13 escolas inseridas no novo ensino médio que possuem itinerário de educação empreendedora, além das 16 unidades vocacionais do IEMA, o que vai corresponder a um universo de 10 mil alunos. A assinatura do documento aconteceu durante a última reunião do ano do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão.

Informação: Agência Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário