segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O Maranhão teve uma carteira grande de investimentos na Cultura em 2019. Durante o ano, 120 projetos locais foram aprovados e receberam investimentos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Instrumento de fomento e difusão da produção cultural maranhense, a Lei (9.437, de 15 de agosto de 2011) foi decisiva para a realização dos mais variados produtos artísticos produzidos no Estado, que vão desde as atrações do Carnaval, passando pela tradicional encenação da Via Sacra, no Anjo da Guarda, até o Lençóis Jazz e Blues Festival, com circuito em São Luís e Barreirinhas.

Em 2019, o apoio estadual foi essencial para a realização de festivais como o Maranhão na Tela, festival de cinema focado no fomento à produção audiovisual maranhense e para o Festival BR-135, que neste ano contou com edições em São Luís e em Imperatriz.

Economia da Cultura

Somente a edição em São Luís do BR-135 atraiu 91 mil pessoas em três dias de shows. O festival também é responsável por uma rodada de negócios que mobilizou 11 produtores e 26 artistas locais e por um mercado que evolveu 36 expositores na feira criativa e 27 negócios na feira gastronômica.

O Festival BR-135 é apenas um dos eventos que fizeram a economia da cultura vibrar em 2019. Dezenas de grupos de bumba-meu-boi, festivais populares de todo o Maranhão, o 42º Festival Guarnicê de Cinema e a Semana de Teatro receberam incentivos estaduais, geraram renda e movimentaram o turismo no Estado.

Para o governador Flávio Dino, investimentos na economia da cultura “concretizam direitos e gera renda à população”.

“Investimos R$ 80 milhões por ano para manter apoios ao Festival BR-135 e a centenas de outros projetos culturais. Acreditamos no talento dos nossos artistas e na força da economia da cultura”, pontou o governador.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário