segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

O Dia da Gratidão é comemorado anualmente em 06 de janeiro no Brasil. Além da data celebrada em nosso País, há também o Dia Mundial da Gratidão, o qual se comemora em 21 de setembro. A data teve origem no dia 21 de setembro de 1965, quando um encontro internacional no Havaí reuniu pessoas motivadas a reservar um dia do ano para agradecer. Nos Estados Unidos e no Canadá, principalmente, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês) é o dia de demonstrar gratidão.

“A data representa um enorme poder de transformar a maneira como enxergamos o mundo, nossa vida e nossos relacionamentos. Todos temos algo pelo qual ser grato”, diz Vivian Wolff, coach especialista em desenvolvimento humano e mindfulness pelo Integrated Coaching Institute (ICI).

Segundo ela, mesmo diante de fases ruins, ainda podemos agradecer por outras razões que, muitas vezes, não enxergamos por estarmos mais focados nos problemas. “Você pode estar desempregado, mas tem saúde de sobra para buscar outras oportunidades. Você pode ter terminado um casamento, mas essa união gerou filhos, as maiores riquezas da sua vida. É clichê, mas as pessoas ainda tendem a enxergar apenas o lado vazio do copo”, afirma Vivian.

A coach ressalta que todos têm problemas, mas há também muitos motivos para celebrar a vida e ter gratidão a ela. “Quando saímos do piloto automático do cotidiano e percebemos o mundo ao nosso redor, conseguimos ver que há muito além da falta de dinheiro. Notamos aspectos positivos que trazem felicidade, mas não damos valor, como um encontro com pessoas especiais, por exemplo”.

Fases críticas também ensinam a ter gratidão

Imagine a seguinte situação: um homem de 40 anos, muito bem-sucedido, com uma vida de luxo, uma esposa e dois filhos lindos. Mas ele trabalha tanto que mal consegue estar com a família. Até que, durante exames de rotina, ele descobre um tumor maligno no estômago. A vida, que até então parecia “perfeita”, vira de cabeça para baixo e se torna uma batalha pela sobrevivência. Após meses de tratamentos difíceis, o rapaz vence o câncer. Está curado. E mudado. Passa a ser alguém que se dedica com mais intensidade à família do que ao trabalho.

“Muitas vezes, precisamos passar por momentos críticos para valorizar o que temos de mais precioso na vida. Quando tudo desaba é que passamos a enxergar a vida com outros olhos e entender o que realmente merece maior atenção”, reforça Vivian Wolff.

Como aprender a ter gratidão

Se você quiser tentar, veja as dicas da coach. “Comece com pequenos passos: a cada noite, ao deitar, agradeça por 3 coisas que aconteceram em seu dia. Vale o que fizer sentido para você. Pode ser um encontro inesperado com uma pessoa querida, um aumento de salário ou o fato de seu filho ter entrado na faculdade.

“Cultivar uma abertura para praticar a gratidão também ajuda a nos tornar mais conscientes sobre a vida ao nosso redor e as circunstâncias em que estamos. Como disse Jack Kornfield, mestre budista e autor americano, ‘para se abrir à gratidão abundante, não leve a vida tão a sério, nem se envolva tanto em seus próprios dramas diários a ponto de esquecer de ver a beleza que o rodeia constantemente’”, finaliza Vivian Wolff.

Informação: Flávia Vargas Ghiurghi

0 comentários:

Postar um comentário