sábado, 4 de janeiro de 2020
Terminais de vários estados do país terão voos extras para atender à demanda de passageiros durante as férias de verão


O crescente fluxo de turistas que procuram destinos brasileiros para o verão de 2019/2020 altera o planejamento em vários aeroportos do país. Além de voos extras programados, os responsáveis pelos terminais de passageiros vão adotar medidas a exemplo do aumento da conectividade aérea, do reforço das equipes de segurança e de operações e da intensificação do monitoramento de equipamentos, como esteiras de bagagens. De acordo com a Infraero, os 47 aeroportos sob sua responsabilidade devem receber 5,39 milhões de passageiros no período da alta temporada. Veja lista. Em caso de esclarecimentos a visitantes, funcionários da Infraero com coletes amarelos e a frase “Posso Ajudar/May I Help You?” (os “amarelinhos”) estão de prontidão.

O ministro do Turismo ressalta que a grande movimentação de viajantes evidencia o momento positivo do setor no Brasil. Marcelo Álvaro Antônio lembra que o governo federal atua para reforçar o mercado aéreo e proporcionar o adequado aproveitamento do potencial do país. “O turismo ocupa papel central nas políticas do governo, que vem trabalhando para aumentar a presença de novas companhias aéreas no Brasil. O nosso objetivo é proporcionar um ambiente mais competitivo e preços mais acessíveis ao consumidor, além do aumento de turistas no país”, explica o ministro.

A Bahia, um dos destinos mais procurados por visitantes na estação, terá cerca de 14 mil voos para atender à demanda de passageiros nos principais municípios turísticos do estado, como Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. Somente no terminal da capital baiana, a administradora Vinci Airports projeta a chegada de 11.574 viagens entre dezembro e março, sendo 567 extras. A cidade de Lençóis, porta de entrada da Chapada Diamantina, contará com um voo extra da empresa Azul nas terças-feiras de janeiro, no Aeroporto Coronel Horácio de Matos. Ele vai se somar a outras duas operações semanais, realizadas às quintas-feiras e domingos, totalizando 13 frequências no mês.

Já o Aeroporto Internacional Castro Pinto, em João Pessoa (PB), oferecerá 63 voos extras. Serão 42 operações realizadas pela companhia Gol, entre chegadas e partidas com destino a Guarulhos (SP) e a Salvador (BA), e a empresa Latam terá mais 21 frequências para Brasília (DF) no período. Entre 16 de dezembro e 5 de janeiro, o terminal estima receber cerca de 120 mil passageiros, número 2,4% superior aos 117 mil viajantes contabilizados de 17 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019.

O Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES), por sua vez, adota ações para atender ao aumento de fluxo e manter o conforto e a segurança dos usuários. O terminal deve receber 194,3 mil passageiros em 1.443 pousos e decolagens na alta temporada, o que representará um crescimento de 5% em relação aos 185,1 mil viajantes registrados no último verão. Já em Goiânia, a expectativa é de que o Aeroporto Santa Genoveva movimente mais de 200 mil passageiros no período, uma alta de 3% na comparação com a estação anterior. E o terminal aéreo de Campo Grande (MS) tem a previsão de receber 99,4 mil passageiros em 992 operações, um aumento de 0,5% em relação ao verão de 2018/2019.

ORIENTAÇÕES - Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea podem ser conferidas no Guia do Passageiro (Clique aqui para acessar a publicação). Elaborado pelo governo federal, o material reúne explicações a respeito do funcionamento do setor aéreo e fornece dicas, como quanto ao peso e à devolução de bagagens e ao transporte de animais, entre outras.​

0 comentários:

Postar um comentário