sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Com objetivo de ouvir lideranças indígenas sobre as invasões, as circunstâncias dos homicídios e a violação dos direitos humanos dos povos indígenas da terra indígena Araribóia, parlamentares que compõe a Comissão de Direitos Humanos e Minorias ( CMDH)  e as Frentes Parlamentares Ambientalista e Indígena fazem diligência, nesta sexta-feira (10), na aldeia Juraçal - TI Araribóia( MA). 

Compõe a diligência, a deputada federal Joenia Wapichana (REDE-RR), os deputados Nilto Tatto (PT-SP) e Bira do Pindaré( PSB-MA), e a senadora, Eliziane Gama ( Cidadania - MA), além de representantes de instituições de direitos humanos e povos indígenas do Estado. 

Os requerimentos de visita aprovados nas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos é de autoria da deputada Joenia Wapichana, coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Indígenas em conjunto com demais parlamentares, Túlio Gadelha ( PDT-PE), Camilo Capiberibe (PSB- AP) e Bira do Pindaré. 

O pedido foi motivado pelo agravamento dos conflitos no final do ano passado, que resultaram em mortes, entre elas, do líder guardião da floresta Paulo Paulino Guajajara. No mês de novembro, lideranças indígenas que sofreram ataques estiveram na Câmara reforçando o pedido de apuração e providências sobre os casos. 

Em dezembro, a Deputada Joenia Wapichana e a Senadora Eliziane Gama, estiveram com o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, reforçando o pedido de proteção aos indígenas e ao território, além da investigação dos casos. O Ministro garantiu a presença da Força Nacional e a apuração dos casos.

Informação: Yndara Vasques

0 comentários:

Postar um comentário