quinta-feira, 16 de janeiro de 2020
Anderson Lindoso, Edgar Rocha, Flávio Dino e Meirelles Jr. (Foto: Handson Chagas)
Com relevante obra reconhecida, inclusive, internacionalmente, e grande acervo fotográfico dos mais diversos olhares sobre o Maranhão, os fotógrafos Meirelles Jr. e Edgar Rocha se reuniram com o governador Flávio Dino e o secretário de Estado de Cultura, Anderson Lindoso, na manhã desta quarta-feira (15), no Palácio do Leões. Uma visita de cortesia, em reconhecimento ao apoio dado pelo Governo do Estado ao trabalho desenvolvido pelos fotógrafos.

Mereilles Jr. levou exemplares do novo livro “Manguezais: Raízes maranhenses”, lançado em dezembro. O trabalho contou patrocínio do Governo do Estado e da Fribal, através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e faz um registro minucioso das riquezas naturais no Maranhão. Atualmente em exposição no São Luís Shopping, o fotógrafo prepara agora uma turnê pelo país, levando o Maranhão para outros estados, no que se configura, mais do que uma grande obra artística, como uma defesa do ecossistema maranhense.

“É um orgulho ter a parceria do Estado, pela a Lei de Incentivo, e da Fribal para levar mais esse trabalho e mostrar ao resto do Brasil e para o mundo – a gente já tem convites para fora do país”, contou Meirelles, que também defendeu: “A preservação do nosso ecossistema é uma das responsabilidades mais sérias que a gente tem atualmente. É o que mostramos nesse livro, além de belezas maravilhosas, um conteúdo científico muito importante, feito por uma doutora, a professora Andreia Azevedo, para que a gente possa divulgar isso para o mundo”.

Já o fotógrafo Edgar Rocha produziu um conteúdo exclusivo e, durante o encontro, o presenteou para compor o acervo do Governo do Estado, reunindo registros da diversidade da cultura e das belezas naturais do Maranhão feito ao longo dos últimos 40 anos. “Não é só fotografia, há um olhar sobre as coisas, as pessoas, o lugar. É um registro do agora. E o Flávio sempre teve um respeito muito grande pelo nosso trabalho, de sensibilidade com importância da fotografia. É um agradecimento”, disse Edgar.

Fotógrafos, governador Flávio Dino e secretário Anderson Lindoso posam para selfie (Foto: Handson Chagas)
Flávio Dino reiterou a importância das artes como componente vital para evolução da sociedade. A fotografia se enquadra como peça fundamental, não só como memória para as próximas gerações, mas como meio de divulgação vivo da nossa cultura, costumes e natureza. O secretário Anderson Lindoso reiterou essa característica específica, de evidenciar as peculiaridades do estado: “É um trabalho importante de divulgação das nossas belezas naturais e culturas, é uma divulgação do Maranhão para que as pessoas possam conhecer o nosso estado através dos livros, e a partir desses livros possam se interessar e vir conhecer pessoalmente. Então, é um trabalho que, além do produto artístico belíssimo, tem um potencial gigantesco de mostrar para o Brasil inteiro tudo que o Maranhão pode produzir, tanto no sentido do turismo natural, quanto cultural”.

Informações e fotos: Agencia de notícias/MA

0 comentários:

Postar um comentário