sábado, 18 de janeiro de 2020
Somos o maior centro formador de recursos humanos para a área da saúde no Maranhão


Completar um ano de existência é uma grande conquista, e o que falar quando uma instituição completa 29 anos de crescimento diário em prol da educação e de uma assistência de qualidade à população de um estado? E em clima de festa e de dever cumprido, toda a equipe do Hospital Universitário da UFMA comemora esses 29 anos que representam apenas uma parte da história, ou seja, só os anos que configuram o período em que o Ministério da Saúde cedeu em 17 de janeiro de 1991  o então Hospital Presidente Dutra  (inaugurado em 28 de julho de 1961 pelo presidente da República, Jânio Quadros) e o Hospital Materno Infantil (inaugurado em 05 de agosto de 1984 pelo presidente da República, General João Batista Figueiredo), para a Universidade Federal do Maranhão. Desde então tornou-se Hospital Universitário da UFMA.

Ao longo desse tempo o Hospital Universitário buscou, a cada ano, atualizações tecnológicas mediante a aquisição de equipamentos, além da reforma e adequação de vários serviços visando alcançar melhorias estruturais.

Atualmente, o HU-UFMA é composto por duas unidades hospitalares: Presidente Dutra e Materno Infantil, e por nove  anexos externos ambulatoriais: 01- Ambulatório de Cirurgia Bariátrica e Dermatologia; 02- Prédio Lilian Flores – ambulatórios; 03- Banco de Tumores; 04- Programa de Assistência ao Paciente Asmático e Ambulatório de Dor Crônica; 05- Centro de Referência em Oftalmologia; 06- Serviço de Urologia- Litotripsia e Análises Clínicas; 07- Centro de Pesquisa Clínica – CEPEC; 08- Centro de Prevenção de Doenças Renais; 09- Núcleo do Fígado e Endocrinologia.

O HU-UFMA é o maior campo de extensão da Universidade, tendo a formação de profissionais para a área da saúde a razão principal de existir, sendo ainda um hospital de referência para os procedimentos de alta complexidade, a exemplo das áreas cardiovascular, traumato-ortopedia, neurocirurgia, nefrologia, transplantes, gestante de alto risco e cirurgia bariátrica, entre outros. 

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, o sentimento é de gratidão a todos que colaboraram com a instituição. “Essa é uma data de grande relevância para a história da Universidade Federal do Maranhão que é a maior estrutura formadora de profissionais da área da saúde do estado, tendo o Hospital Universitário como campo de prática para os alunos da graduação e formando especialistas com as Residências. Aos colaboradores, nosso sentimento é de gratidão e reconhecimento ao trabalho prestado durante esses 29 anos que contribuíram para nosso crescimento”.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, parabenizou a todos os colaboradores pelo comprometimento com a instituição “O HU-UFMA traçou uma linda história ao longo desses anos, ele representa um marco para a saúde e para a educação da nossa UFMA e do Estado do Maranhão. É a maior unidade acadêmica da nossa universidade que desenvolve suas atividades com um grande padrão de qualidade e humanização. Estão todos de parabéns.” 

Em 2013, a UFMA assinou o contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, cuja criação integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.  A Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, passou a ser a responsável pela gestão do HU-UFMA, assumindo a coordenação e avaliação da execução das atividades do hospital; apoiando tecnicamente à elaboração de instrumentos de melhoria da gestão, além da distribuição de recursos para melhoria dos serviços prestados.

Informações e foto: Ascom - HU-UFMA

0 comentários:

Postar um comentário