quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convida cineastas amadores, profissionais e estudantes de todo o mundo a enviarem vídeos para o primeiro Festival de Filmes “Saúde para Todos”. Os trabalhos podem ser enviados até 30 de janeiro por este link e devem despertar emoções, gerar consciência e mudar condutas sobre problemas de saúde. O festival será realizado em maio de 2020, em Genebra, durante a 73ª Assembleia Mundial da Saúde.

Poucas coisas conseguem despertar emoções como o cinema. Os filmes contam histórias que fazem as pessoas rirem, chorarem e refletirem. Graças a eles, os diretores podem gerar consciência sobre problemas de saúde e conseguem catalisar mudanças. Os filmes são uma ferramenta poderosa para informar, sensibilizar e incentivar a ação.

A OMS quer ver e ouvir essas histórias — sejam elas de cineastas amadores que, com um smartphone, buscam contar a história de pessoas que transformam suas comunidades; ou de produtores que tentam promover o diálogo sobre desafios e soluções globais em saúde.

Os cineastas podem enviar vídeos em três categorias: reportagens, animações e vídeos sobre profissionais de enfermagem e obstetrícia no marco do ano internacional das enfermeiras, enfermeiros e parteiras, celebrado em 2020. Os produtos podem estar em qualquer língua, desde que apresentem legendas em inglês.

CATEGORIA 1: Reportagens (3 a 8 minutos)

Esta categoria se reserva aos vídeos que mostram histórias e testemunhos de pessoas, comunidades e profissionais de saúde que enfrentam um desafio de saúde local e que proponham soluções ou pretenda catalisar mudanças.

CATEGORIA 2: Animações (1 a 5 minutos)

Nesta categoria serão recebidas animações que incluam depoimentos e/ou desafios e soluções para alcançar saúde e bem-estar para todos, ou para informar a sociedade sobre um problema de saúde.

CATEGORIA 3: Vídeos sobre profissionais de enfermagem e parteiras (3 a 8 minutos)

Esta categoria se reserva a vídeos com foco em profissionais de enfermagem e/ou parteiras. Qualquer estilo de narração audiovisual será aceito para este tema.

Premiação

O Festival selecionará no máximo 15 vídeos por categoria. Um júri independente nomeará um vencedor em cada categoria (que receberá 5 mil dólares) e haverá um prêmio especial aos projetos de estudantes (2,5 mil dólares) maiores de idade em seus países e matriculados em centros de ensino formal, especialmente aqueles destinados à aprendizagem audiovisual e cinematográfica.

A lista dos vídeos finalistas será divulgada em março de 2020 e os filmes serão exibidos durante a 73ª Assembleia Mundial da Saúde. A cerimônia de premiação também ocorrerá em maio de 2020, em Genebra.


Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário