sábado, 4 de janeiro de 2020

Em comemoração ao Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro, o Grupo Social de Idosos (GSI) do Sesc realiza a tradicional “Queimação de Palhinha”. O ritual religioso fecha o ciclo das festas natalinas com o desmonte das árvores e dos presépios. A cerimônia acontece na terça-feira, dia 7 de janeiro, a partir das 17h30, no Ginásio Charles Moritz, no Sesc Deodoro e inclui também a apresentação do Pastor Menino Jesus, do Grupo de Convivência da Terceira Idade do Sesc.

A tradição retrata a visita dos reis magos ao recém-nascido na manjedoura e simboliza o desprendimento das impurezas do ciclo que encerrou e a esperança de um novo ano repleto de bênçãos. As palhas, uma planta chamada murta usada para decorar os presépios, são queimadas em um fogareiro, produzindo um aroma agradável.

Ritual religioso centenário, a Queimação de Palhinha acontece anualmente no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. Nesse dia, comunidades mais apegadas às tradições desmontam o presépio, reproduzindo a cena do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao recém-nascido, na manjedoura, com cerimônia realizada por meio de ladainhas, rezas e orações. 

Informação: Sesc MA 

0 comentários:

Postar um comentário