sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020
No ranking geral, Campinas (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) registraram as melhores notas


Os 20 principais aeroportos brasileiros tiveram 94% de aprovação, entre outubro e dezembro de 2019. A constatação é da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, divulgada nesta quinta-feira (6), pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura. Em uma escala de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom), os locais receberam uma nota média de 4,49, o melhor índice desde 2013, quando foi iniciado o levantamento.

No ranking geral, Campinas (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) tiveram as maiores avaliações pelos passageiros, sendo que o aeroporto da capital catarinense foi o que apresentou o maior crescimento (+22,5%), comparado com o mesmo período de 2018. Quando divididos pelo número de visitantes, Brasília (DF) foi o mais bem avaliado dos que recebem mais de 15 milhões de passageiros/ano. Nos que transportam de 5 a 15 milhões, o aeroporto de Campinas (SP) foi o destaque, e nos que movimentam até 5 milhões, Florianópolis (SC) também aparece no topo da avaliação.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca que ter aeroportos de qualidade é a porta de entrada para uma boa experiência turística no país. “O maior programa de concessões do mundo, que vem sendo desenvolvido pelo governo federal, contribuiu e ainda vai continuar contribuindo significativamente para alcançar resultados como estes. Um visitante que chega aos destinos brasileiros e se depara com bons serviços já no aeroporto, provavelmente terá mais vontade de conhecer os atrativos da região e indicará para mais turistas”, declarou Álvaro Antônio.

Entre os indicadores avaliados pelo levantamento, “facilidades ao passageiro”, “infraestrutura aeroportuária” e “transporte público” foram os que apresentaram as maiores altas quando comparados com o mesmo período de 2018. O indicador “qualidade da internet / wi-fi” teve sua maior média histórica (3,83) pelo terceiro trimestre consecutivo. Ao todo, foram realizadas 24.948 entrevistas com viajantes domésticos e internacionais.

NOVAS CONCESSÕES – De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), em 2020, serão concedidos 22 aeroportos ao setor privado, incluindo os de capitais como Curitiba (PR), Manaus (AM) e Goiânia (GO). Em 2022, outros 19 serão concedidos, com destaque para Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

0 comentários:

Postar um comentário