terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Garantir espaços de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Carnaval do Maranhão 2020. Esse foi o objetivo da vistoria técnica realizada no início da noite desta quinta-feira (13), nos quatro circuitos da programação oficial carnavalesca. 

A vistoria foi realizada por uma comissão composta por representantes das Secretarias de Estado da Cultura (Secma), dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís (SMTT). 

A comissão definiu rotas de embarque e desembarque e os setores de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos circuitos Beira-Mar, Madre Deus e no novo circuito Rio Bacanga – localizado entre as avenidas Vitorino Freire e Africanos, no bairro Areinha.

“Essa é uma das vistorias que a gente realiza como parte do planejamento do processo de carnaval. Estamos aqui para verificar espaços de acessibilidade para o público da pessoa com deficiência, com baixa mobilidade, assim como rotas de embarque e desembarque para o acesso das pessoas com alguma necessidade de mobilidade aos circuitos de carnaval”, explicou a gestora de Ação e Difusão Cultura da Secma, Mariana Cronemberger.

Inclusão

De acordo com a assessora especial da Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência da Sedihpop, Alessandra Pajama, a ideia é fazer com que as pessoas com deficiência consigam ter acesso facilitado aos circuitos da folia. 

“Estamos vendo os pontos de acessibilidade para que a gente consiga contemplar o público pessoa com deficiência/pessoa com mobilidade reduzida, para que este público consiga desembarcar ou embarcar o mais próximo possível do circuito”, destaca.

Ainda segundo Alessandra Pajama, esses espaços de acessibilidade contarão com uma estrutura totalmente adaptada para atender as necessidades do segmento.  

“Estamos buscando as soluções para que o público consiga chegar o mais próximo possível de onde tá acontecendo o carnaval. Aqui no Circuito Beira-Mar, por exemplo, o local preferencial será na área próxima ao palco, próxima ao embarque e desembarque, com toda a estrutura de bar e banheiros adaptados”, detalha.  

Programação da Folia

A programação oficial do Carnaval do Maranhão 2020 será realizada nos circuitos Beira-Mar, Rio Bacanga, Madre Deus e Passarela do Samba, entre os dias 21 a 25 de fevereiro. Mais de 230 atrações, entre artistas e bandas nacionais e locais, tribos de índio, grupos de tambor de crioula e agremiações carnavalescas do Maranhão prometem animar centenas de brincantes. 

A festa contará ainda com programação infantil, no Parque do Rangedor, a ser realizada no domingo de Carnaval.

Confira a programação completa do Carnaval do Maranhão 2020 no site www.cultura.ma.gov.br ou nas redes sociais da Secma.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário