terça-feira, 4 de fevereiro de 2020
No mês de fevereiro, para comemorar o período carnavalesco, o centro de cultura Casa do Maranhão, equipamento vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), receberá duas exposições relacionadas à festa momesca: Tambores Tradicionais do Carnaval de São Luís: O início de um memorial e Casinha da Roça, Símbolo de Autenticidade e Resistencia Cultural do Carnaval do Maranhão.

A primeira exposição, Tambores Tradicionais do Carnaval de São Luís: o início de um memorial, terá a abertura no dia 05/02 (quarta-feira). O acervo apresenta todo o luxo, originalidade, criatividade dos blocos tradicionais, assim como os poemas cantados e musicalizados pelas inconfundíveis batucadas dos contratempos, agogôs, afoxés, apitos, reco-recos, cabaças e retintas. Conta ainda com oficinas e exibição do documentário Vai Querer Vai Querer, do pesquisador e professor Mestre Euclides Moreira.

Já a exposição Casinha da Roça: Símbolo de Autenticidade e Resistencia Cultural do Carnaval do Maranhão terá início no dia 17/02 (segunda-feira). É uma homenagem a esta maneira única de se fazer cultura momesca, com originalidade e a criatividade dos elementos, artefatos, histórias e memórias que compõem o dia a dia do homem da terra, embalados pela grande e contagiante batucada dos Tambores de Crioula. O acervo contará com exibição de vídeos, documentários, artefatos e elementos presentes no cotidiano do fazedor cultural da Casinha da Roça.

Segundo Iguatemy Carvalho, gestor da Casa do Maranhão, “o objetivo é fomentar a valorização e perpetuação das tradições culturais do carnaval do Maranhão a partir da Casinha da Roça e dos Blocos Tradicionais, fortalecendo a identidade, sentimento de pertença e cidadania do povo maranhense”.

O encerramento das exposições está previsto para o dia 30/03.

A Casa do Maranhão está localizada na Rua do Trapiche, s/n, Praia Grande – São Luís/MA – e está aberta para visitação de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 13h30. Entrada gratuita.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário