segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020


Essa do carnaval ser em um ano em fevereiro e no outro ser em março é uma complicação. Você nunca sabe ao certo quando o ano vai iniciar de fato!

Ano passado foi tão no começo de fevereiro que mal senti o hiato do Réveillon até a folia momesca.

Esse ano até que as coisas melhoraram um tantinho, já que está dando para sentir a excitação do pré-carnaval. O pré-carnaval, como o nome já diz, antecede a festa, mas é tão importante quanto! Eu, por exemplo, adoro esse tempo entre a virada do ano e o carnaval. Parece um universo paralelo.

O ano já virou e você tem novos projetos, mas de fato, vai executá-los somente após a quarta-feira de cinzas, quicá após o lava-pratos” (domingo seguinte).

Nesse período você vive em modo slow, as ruas estão vazias em função das férias escolares, há vagas nos estacionamentos, as festas na cidade tem outro brilho e lá no fundinho você não está levando a vida tão a sério. 

Sério mesmo, só depois do carnaval! No “pré” você se permite ir à praia, comer um pouco mais, dormir mais tarde, dá pra ir ao salão e fazer disso um programão e claro, planejar o seu tão desejado e alegre carnaval! Os mais afoitos e com energia sobrando, logo partem para destinos cuja folia é o principal mote.

Os que desejam descansar ou curtir a família ou “a dois” rumam para lugares preguiçosos onde a natureza é a protagonista. 

A democracia turística permite que o país todo se beneficie com as diferentes motivações dos viajantes e sabendo fazer a coisa, todo mundo sai ganhando: turista, comunidade, cidade e folião.

O carnaval é o período mais mundano que existe e é exatamente quando ele acontece que você extravasa tudo para poder iniciar uma nova fase. A fase da vida real e levada a sério. 

A folia de carnaval tem um “quê” de faz-de-conta incrível e por isso tem esse encanto que move as pessoas. Dá pra se fantasiar, dá pra tomar um porre, dá pra gritar, dá pra dançar, sorrir, beijar, fazer amor, pular e expurgar tudo aquilo que ficou guardado do ano que passou.

Ano passado fui para uma cidade nada carnavalesca e passei quatro dias na beira na praia, tomando umas geladas e sequer ouvi uma marchinha de carnaval. À noite, os jornais se encarregavam de me lembrar qual era o dia do ano e qual bumbum fez mais sucesso Brasil a fora. 

Esse ano estou em total clima de folia e escolhi Pernambuco para “cansar’, já que pela tradição do lugar e pela minha vontade, tenho noventa e seis horas para exorcizar todas as energias ruins e maus fluidos de dentro de mim e voltar novinha em folha, para de fato, iniciar o ano novo. Como ainda estou em pré-carnaval, vou tratar de não levar a vida tão a sério.

Seja qual for a sua escolha, aproveite que o ano novo vem aí!

Até a próxima!

Texto publicado na edição 70 do Jornal Cazumbá - fevereiro de 2010
Foto Ilustrativa / Divulgação/Internet

0 comentários:

Postar um comentário