quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Pesquisa elaborada pela FIEMA e CNI ouviu empresas da Construção Civil e indústrias Extrativas e de Transformação, na capital e no interior do estado.


SÃO LUÍS – Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), de 3 a 15 de janeiro de 2020, revelou que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-MA) começou o ano com uma pequena variação positiva e pontuou 63,9 (+0,3), o que indica a continuidade no quadro de otimismo verificado em 2019. O índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa.

No que tange às condições atuais da economia brasileira, segundo a pesquisa, ainda são positivas, visto que o índice se manteve acima da marca dos 50 pontos, mesmo com a pequena variação negativa de -0,3 pontos. Do mesmo modo ocorre com relação às condições atuais da empresa (-2,4) registrando 51,5 pontos. A confiança nas condições atuais do Estado aumentou 3,5 pontos e marcou 52,8 pontos.

O ICEI-MA positivo também é retratado para os setores da Construção Civil (62,8) e as indústrias de Extração e de Transformação (65,1). As condições atuais da economia brasileira pelo setor da Construção Civil estão melhores, com uma variação de +4,1 pontos, fechando o mês com 60,4 pontos. Vale ressaltar que, quanto às condições atuais do Estado, houve uma evolução significativa de 9,9 pontos marcando 53,7 pontos. Por outro lado, as condições atuais da economia brasileira e do Estado, para a indústria de Transformação, tiveram leve diminuição de -3,4 e -2,1 pontos respectivamente, mas ainda assim as expectativas para o setor neste ano mantêm-se em alta. Dessa forma, o ano inicia com expectativas positivas para a economia brasileira em 2020, registrando 69,4 pontos (+7,3) e 63,7 para as perspectivas no Estado (+8).

O ICEI-MA é elaborado mensalmente em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a participação de empresas da Construção Civil e indústrias Extrativas e de Transformação da capital e do interior do Maranhão.


                
Informações: Coord de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

0 comentários:

Postar um comentário