sábado, 8 de fevereiro de 2020

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou, nesta sexta-feira (7), o Plano de Contingência do Novo Coronavírus (nCoV-2019) durante reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Maranhão, realizada no auditório da Casa do Trabalhador. Estiveram presentes na reunião gestores e técnicos das 19 Unidades Regionais de Saúde.  

“O Novo Coronavírus segue em processo de contenção na China, e no Brasil estamos preparados para um eventual caso confirmado da doença. No Maranhão, mobilizamos os gestores e o Estado segue dialogando com os municípios com o propósito de assegurar uma resposta rápida e eficiente, em caso de notificação de ocorrência de casos da doença”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Segundo o secretário municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho, a gestão está em constante contato com a Vigilância Epidemiológica do Estado. “Os dois Socorrões [Clementino Moura e Djalma Marques] serão os hospitais de emergência para casos suspeitos em adultos. Já o Hospital Dr. Odorico Amaral de Mattos para casos suspeitos em crianças. Também estamos com estoque de insumos e equipamentos de proteção individual para uma eventual necessidade de uso, o que esperamos não acontecer”, disse.  

Para o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão (Cosems-MA), Vinícius Araújo, todos os pontos de pauta têm como objetivo primeiro a melhoria da oferta de saúde pública no estado. “Exemplo disso são os relatórios do Planejamento Regional Integrado, que após serem todos aprovados serão encaminhados ao Ministério da Saúde, e assim vamos poder iniciar a execução do que foi pactuado”, pontuou. 

Entre os pontos apreciados na reunião, ações do Programa Mais Cirurgias, do Governo do Estado, que realizará 70 mil cirurgias eletivas em 2020 em 12 unidades médicas estaduais; a aquisição de materiais e equipamentos para o município de Pedro do Rosário e a solicitação de implantação de uma Base Descentralizada do SAMU 192 em Anajatuba. 

Outras aprovações da CIB foram o credenciamento do Centro de Processamento Celular do Maranhão (CPC/MA), instalado no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), para integrar a Rede Brasileira de Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (Rede BrasilCor); parecer favorável pela Central Estadual de Transplantes para o credenciamento do Hospital São Domingos para transplantes de rim e fígado, e do Hospital de Referência Oftalmológico (HRO) para transplantes de córneas. 

Sobre o Planejamento Regional Integrado (PRI) do SUS para o Maranhão, somente duas regiões de saúde apresentaram suas Resoluções de CIR aprovando as pactuações das oficinas do PRI, que foram São Luís e Pedreiras. As outras 17 regiões devem apresentar suas resoluções na próxima reunião da CIB, que acontecerá no dia 13 de março. O PRI tem como objetivo a organização da rede de atenção à saúde no Maranhão.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário