terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Clique para baixar o PDF perfil do visitante 2019

Quem chega à localidade tem a oportunidade de conhecer a harmonia cultural e as belezas naturais de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Alcântara! Segundo cálculo amostral, o perfil considera uma margem de erro de 5% e um intervalo de confiança de 95% onde foram apurados 3.031 questionários para compor a amostra do universo aplicado ao longo do ano (10.271) nos Centros de Atendimento ao Turista. Os postos estão localizados no aeroporto e rodoviária da capital, no espigão costeiro, no terminal de passageiros do Cujupe, e no cais da Raposa.

Em 2019 recebemos visitantes de vários lugares do mundo: do total, 82% eram nacionais e 18% vieram do exterior – em sua maioria da França (24%) e da Argentina (8%); vale destacar que japoneses (7%), espanhóis (7%) e alemães (6%), estiveram conosco durante o ano em número expressivo; bem como os turistas dos Estados Unidos (5%) e Portugal (4%); entre outros países.

Paulistas (20%) e cariocas (12%) se apresentaram como o maior número de turistas nacionais; nossos vizinhos Pará (9%) e Ceará (7%) também se deslocaram ao Polo São Luís, além de outras localidades como Brasília (6%) e Minas Gerais (5%). Os maranhenses (22%) vieram principalmente da baixada (mesorregião norte) e do sul do estado se descolocando para prestigiar as programações oficiais da capital e realizar passeios nos demais municípios do polo.

Os períodos festivos (Carnaval e São João) e as férias tradicionais no Brasil e Europa (janeiro, julho e agosto) foram os mais movimentados do ano, trazendo a maioria dos visitantes (72%) em grupos de família ou amigos com até 03 pessoas. Em relação à estadia 47% dos entrevistados ficaram em hotéis da região, enquanto 15% se hospedou em pousadas; 17% da amostra passou sua estadia com família e amigos. Como motivação, 92% viajaram a lazer e 5% a negócios; onde 36% dos turistas ficaram até 03 dias no polo, enquanto 25% estendeu sua viagem por até 01 semana.

Outros polos, roteiros consolidados e passeios foram procurados em uma frequência de 39% pelos participantes. Informações sobre pontos turísticos como centros culturais e praias foram solicitadas por 21% dos entrevistados. E com uma constância de 20%, mapas e folders, além dos óculos de realidade virtual foram utilizados pelos visitantes.

Informação: Turismo.MA 

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