quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Com o objetivo de resgatar o uso de máscaras e adereços tradicionais do carnaval maranhense, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho realiza, no dia 20 deste mês, uma oficina gratuita para confecção de máscaras carnavalescas. Durante o curso, os participantes aprendem técnicas para produzir suas máscaras para uso próprio ou para a comercialização.

Rogério Braga, aluno da oficina, pretende fazer as duas coisas. “A princípio, vim para aprender a confeccionar as máscaras que vou usar no carnaval, mas gostei tanto que pretendo fazer para mim e também para vender para amigos e foliões interessados”, afirmou.

A diretora do Centro de Cultura, Ana Cláudia Damasceno, explica que a oficina aborda técnicas para elaboração de máscaras forradas e decoradas, noções de modelagem, utilização de materiais na produção e métodos de colagem, como papel machê, gesso e outros. A ideia, segundo ela, é resgatar as tradicionais máscaras usadas no carnaval maranhense e, ao mesmo tempo, dar ao aluno condições para criar o adereço conforme a sua imaginação.

“Aqui os alunos aprendem a produzir as máscaras com técnicas tradicionais, artesanais e ecológicas, diferentes das industrializadas; além disso, o aluno consegue expressar sua criatividade e fazer algo próprio e característico”, acrescentou Damasceno.

A oficina está sendo ministrada pelo professor Pelé Fontenelle, no horário das 13h às 18h, no Centro de Cultura, na Rua do Giz, Centro Histórico de São Luís.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário