quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020
Teve início na manhã desta quarta-feira, 4, a Oficina para Construção do Plano de Ação Municipal de Educação Ambiental de Paço do Lumiar. A oficina, que acontece até amanhã (5)  no Projeto Marrom, na praia de Olho de Porco, conta com a presença de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Municipal Agricultura, Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Colônia de Pescadores Z-12, além de outros órgãos do município de  Paço do Lumiar e da sociedade civil.

As oficinas de ação para construção dos planos municipais de educação ambiental fazem parte da implementação do Plano Estadual de Educação Ambiental, que por sua vez é amparado pela da Política Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (PEEA), Lei Estadual n゜9.279/2010 e regulamentada pelo Decreto n゜28.549/2012, onde os municípios podem escolher duas temáticas para serem abordadas na atividade. Para o município de Paço do Lumiar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAP) escolheu as temáticas relativas aos Recursos Hídricos e aos Resíduos Sólidos.

Para a Superintendente de Educação Ambiental da SEMA, a analista ambiental Laís Rêgo, “a oficina tem como principal objetivo conseguir  trabalhar as temáticas no Plano Estadual de Educação Ambiental, nesse caso recursos hídricos e resíduos sólidos. E, ao mesmo tempo, construir um plano de ação municipal de educação ambiental, que por sua vez terá atividade sendo planejadas, com responsáveis capacitados, com o tempo hábil, e com os parceiros envolvidos. A ideia é construir um plano de ação com uma metodologia participativa, envolvendo o poder público e sociedade civil organizada”, concluiu.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Paço do Lumiar, Nathália Dutra, a ideia foi desenvolver um grande projeto de educação ambiental para Paço do Lumiar, reestruturando a atual forma de educação ambiental realizada pelo município: “conhecemos aqui o Projeto Marrom, que faz parte de Paço do Lumiar, e que nós até não conhecíamos – e nem a população de Paço. Então, decidimos fazer uma parceria com o Projeto para trazermos os alunos da rede municipal de educação para conhecerem o Projeto Marrom e, durante essas visitas, falarmos sobre educação ambiental, sobre o ecossistema, manguezais, praia, coleta seletiva, da preservação. E, nesse sentido, buscamos a SEMA por ser a responsável pela criação do Plano Estadual de Educação Ambiental e, com a parceria, desenvolvemos ainda mais a educação ambiental no município de Paço do Lumiar”, afirmou.

Já para auxiliar administrativo da Colônia de Pescadores de Paço do Lumiar (Z12), Wenderson Veiga, a oficina é uma forma de transmissão de conhecimento entre os atores presentes e que buscam a melhoria do meio ambiente em todo o Estado do Maranhão. Para ele, “os dois dias de oficinas serão agregadores de conhecimento e, que no futuro, poderei estar transmitindo aos pescadores o que aprendi aqui. E, que por sua vez, poderão atuar como fiscalizadores do meio ambiente, uma vez que eles já conhecem o meio ambiente em que estão inseridos como a palma de sua mão. Então, pensando na questão da sustentabilidade, podemos estar utilizando os pescadores para contribuir  para a preservação do meio ambiente”, finalizou.

SAIBA MAIS

O Plano Estadual de Educação Ambiental é marco relevante para o estado do Maranhão. Seguindo as diretrizes gerais da Política Nacional e Estadual de Educação Ambiental, trata-se do principal instrumento balizador das políticas, programas e projetos de educação ambiental do Estado.

Os programas, projetos, ações e atividades desenvolvidas no Plano tem como objetivo de intervir na formação de cidadãos que procuram a equidade na melhoria das condições de vida. Para isso, a educação ambiental inserida nas linhas prioritárias não serão trabalhadas de forma pontual, mas contínua e permanentemente. 

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário