terça-feira, 25 de fevereiro de 2020


Quem pensava que a segunda-feira de Carnaval (24) seria menos agitada teve uma bela surpresa no circuito da Passarela do Samba, no Anel Viário. A quarta noite de Carnaval da Passarela recebeu novamente o brilho, a diversidade e o encanto dos Blocos Organizados, Turmas de Samba e Escolas de Samba. As agremiações trouxeram para a Passarela temas como a natureza, a cidade, a balaiada, além de homenagens: o frade Francisco de Assis, e o cantador, compositor e folclorista Humberto de Maracanã foram alguns dos lembrados. O Carnaval da Passarela é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Governo do Estado.

A terça-feira de Carnaval (25) começa com o cortejo das tribos de índio e desfile dos blocos afros, a partir das 18h. O encerramento da folia, no Baile Popular, fica por conta do grupo “As Brasileirinhas”, Serrinha do Maranhão e a Banda Mesa de Bar. Na quarta-feira de cinzas (26), as apurações dos concursos serão realizadas no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, a partir das 10h.

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, destacou o trabalho e empenho dos grupos folclóricos que, neste ano, mais uma vez engrandecem o carnaval da capital. “Quero, desde já, parabenizar a todos os grupos, a todas as agremiações que desfilaram, e as que ainda vão estar aqui na Passarela do Samba. Desde a abertura, na sexta-feira, já tivemos dezenas de apresentações lindas, diversificadas; isso mostra o quão único é o Carnaval do Maranhão. A gestão do Prefeito Edivaldo Holanda Junior, desde que assumiu, reconhece a importância de momentos como esse, em que o povo se reúne em uma grande festa de alegria, sem deixar de lado o respeito e a responsabilidade. A prova disso é o sucesso que têm sido as noites da Passarela, com significativa adesão do folião maranhense”, pontuou o secretário Marlon Botão.

As apresentações da noite desta segunda-feira (24) começaram logo cedo, na Tenda do Tambor, com os grupos: Tambor de Crioula Proteção Mirim II, Tambor de Crioula Tapera e Tambor de Crioula Um Canto de Amor a São Luís. Às 19h, abrindo os desfiles da noite, o Bloco Organizado Mocidade de Fátima entrou na Passarela, seguido pelos blocos Canto Quente, Unidos da Vila Embratel II, Pau Brasil, Turma do Saco e Dragões da Madre Deus.


As tradicionais Turmas de Samba, Ritmistas de São José de Ribamar e Vinagreira do Samba, vieram a seguir, abrindo caminho para o encerramento dos desfiles das Escolas de Samba. A primeira escola a entrar na Passarela foi a Terrestre do Samba, que este ano tem como enredo “Medo eu tenho, e você?”; a escola Túnel do Sacavém, que lembrou a Balaiada em seu enredo, veio a seguir. Império Serrano, uma das mais antigas escolas da capital, foi a terceira a desfilar, com o enredo “Império de um guriatã, Humberto do Maracanã na poética da encantaria”.

As escolas Marambaia e Flor do Samba, vice-campeã do Carnaval de 2019 e segunda escola mais antiga da capital, encerraram a noite. Neste ano, a Flor do Samba trouxe em seu enredo, “Tradição, Devoção e Alegria, a Flor canta as festas do patrimônio cultural imaterial do Brasil”, homenagens ao Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula e o Círio de Nazaré.


A estudante de comunicação Ana Beatriz, que visitou neste ano a Passarela pela primeira vez, ficou encantada com os ritmos que tomaram conta da avenida. “Meus amigos sempre me convidaram, mas nunca tinha dado certo de vir para cá. Este ano, decidi que vinha de qualquer modo, e não me arrependi. Foi tudo muito lindo. Dá pra ver que, mesmo com pouco, todos os grupos fazem um trabalho formidável, colorido, criativo. Adorei”, afirmou a estudante.

Estrutura

Este ano, a Prefeitura ampliou a estrutura da Passarela do Samba, com instalação de 41 camarotes disponíveis à venda e ainda três camarotes para os jurados, além de arquibancada coberta com capacidade para um público de 10 mil pessoas a cada noite de programação, com acesso gratuito. A Passarela também conta com acessibilidade garantida para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, além de intérpretes de libras para garantir que todos possam aproveitar a programação.

Entrada gratuita

A entrada do Carnaval da Passarela do Samba é gratuita. Mas atenção: quem quiser acesso à Passarela, em qualquer um dos cinco dias de programação, deve se dirigir à bilheteria do local, sempre a partir das 17h, onde serão entregues as pulseiras de acesso.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 25 de fevereiro (terça-feira), a partir das 18h.

- Tenda do Tambor, com Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, Tambor de Crioula Raízes Africanas e Tambor de Crioula União de São Benedito (Vila São José).

Cortejo das Tribos de Índio

-Sioux, Upaon-Açu, TapiacaUhu, CurumiM, Kaiapó, Itapoã, Guarany, Tupiniquim, Carajás, Kamayaurá.

Desfile dos Blocos Afros

19h – GDAM
19h25 – AbiyêyêMaylô
19h50 – Omnirá
20h15 – Juremê
20h40 – Abibimã
21h05 – Officina Affro
21h30 – Akomabu
21h55 – Netos de Nanã
22h20 – Didara

Encerramento

23h – Baile Popular, com As Brasileirinhas, Serrinha do Maranhão e Banda Mesa de Bar.

Dia 26 de fevereiro (quarta-feira)

Teatro Alcione Nazareth (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), na Praia Grande.

10h – Apuração de Concurso realizado na Passarela do Samba, dos Blocos Organizados

14h – Apuração de Concursos realizados na Passarela do Samba, dos Blocos Tradicionais e Escolas de Samba.

Informações e fotos:Agencia São Luís

0 comentários:

Postar um comentário