quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

São Luís - O Sebrae sediou a primeira reunião do Comitê Gestor do Corredor Centro Norte Maranhão (CGCN/MA) nesta quarta-feira (5), Na ocasião, representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon), de instituições públicas e empresas dos segmentos de logística ferroviária e portuária que atuam no estado e do próprio Sebrae discutiram formas de dinamizar a movimentação de cargas nos portos maranhenses e nas ferrovias e vias fluviais que cruzam o estado.

Entre os participantes dessa primeira reunião estão o presidente da Adecon, Roland Klein Junior; o diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal; o diretor comercial da empresa de logística Brado, Douglas Goetten e a gerente geral da Intrading, Fabíolla Oliveira, dentre outros executivos.

Para esta reunião, estavam na pauta assuntos como o fomento a conteinerização de cargas frigorificada, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e navegação fluvial foram discutidas pelos participantes. Dentre as decisões tomadas está a criação de câmaras temáticas para melhor tratar os assuntos específicos do Comitê e a data da próxima reunião: 25 e 26 de março, em Brasília.


Segundo o Diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal, a instituição está levando a discussão no comitê alternativas de acesso ao mercado externo para micro e pequenas empresas maranhenses.

“Sabemos de algumas experiencias internacionais das MPEs maranhenses e em algumas dessas experiências participamos com o Programa Comércio Brasil e outros produtos do nosso portfólio. O que queremos é que se abra mais espaço para que os produtos de micro e pequenas empresas maranhenses possam acessar o mercado externo como alternativa de geração de faturamento para empresas desses portes”, comentou Leal.

A formação do comitê é reflexo do “XXXII Encontro sobre o Corredor Norte – Logística Integrada para o Desenvolvimento”, que aconteceu no auditório Armando Gaspar, localizado no Sebrae Jaracaty, em dezembro do ano passado. 

Informação: Ascom Sebrae

0 comentários:

Postar um comentário