quinta-feira, 5 de março de 2020
Opções mais em conta de intercâmbio, apresentadas em Feira que acontece no sábado, reforçam a internacionalização do ensino público no Maranhão


Irlanda, África do Sul e Suíça são também destinos bem procurados pelos intercambistas brasileiros e maranhenses para o aprendizado da língua estrangeira inglesa. Mas o que atrai esses visitantes a destinos antes pouco requisitados? Principalmente a cotação da moeda, que chega a ser bem mais em conta que o dólar americano. Os valores praticados no mercado chegam a ser em média 30% a 40% mais em conta que os tradicionais. 

Destinos assim tem fortalecido o programa de Internacionalização do Ensino Público no Maranhão. A Via Mundo juntamente com o Governo do Estado e parceiras estrangeiras tem mandando profissionais e estudantes tanto da graduação quanto do 2º grau, oriundos do ensino público para o exterior. São programas com a coordenação da Via Mundo: Cidadão do Mundo com quase 300 acadêmicos vivenciando a experiência internacional, o IEMA pelo Mundo com quase 100 alunos contemplados.

A Internacionalização do Ensino Público será tema de mesa redonda na abertura da a 8ª Feira de Intercâmbio da Via Mundo, das 13h às 20h no Golden Shopping, Calhau. Participam da palestra: o secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles, a representante da Secretaria de Educação, Ingrid Costa, Saulo Ribeiro, do curso de Turismo da UFMA, Jhonnatan Almada, profissional grande incentivador da internacionalização do ensino público. A mediação fica por conta de Antonio Bacelar, coordenador Norte/Nordeste da Belta (Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio) e diretor da Via Mundo, organizadora da feira.

Além da mesa redonda, ao longo da Feira serão realizadas 15 palestras oriundas do Canadá, Irlanda, Inglaterra, África do Sul e Suíça sobre programas de intercâmbio e profissionalizantes, sorteio de bolsas de estudo, presença dos monitores do famoso acampamento do NR e muito entretenimento com a presença da equipe do “Te Orienta” e da seleção de basquete do Sampaio Correa. A atividade, que já reuniu cerca de vinte mil pessoas ao longo de sete anos, colocou São Luís como referência Norte/Nordeste em receber alunos estrangeiros e enviar brasileiros para o exterior..

De acordo com Maria Barreto, da Newcastle (Inglaterra) e Cape Town (África do Sul), a busca pelo continente africado se justifica na valorização do real mediante a moeda local. “Já é uma grande ajuda para quem quer fazer intercâmbio, além do custo de vida sem mais em conta”. Outra vantagem não precisa de visto para experiência de três meses no país. “Se, falar que os brasileiros são isentos de visto por até 90 dias”, complementou. A África lhe dá uma oportunidade adicional: fazer trabalho voluntário. É uma das ações mais lindas que é bom para quem está sendo ajudado, mas que é transformador e gratificante para quem ajuda. Há muitas, muitas paisagens naturais e atividades únicas com a natureza que a África do Sul pode lhe oferecer. 

A Feira também consolida São Luís como referencial Belta em proporcionar experiências de internacionalização para um público diverso. Na capital maranhense, de 2018 para 2019, houve um acréscimo no número de viajantes em torno de 47% em busca dos destinos (incluindo os nacionais e estrangeiros) contabilizados pela Via Mundo, agência de intercâmbio referência no Norte e Nordeste e associada a Belta. A busca por essa experiência pelos jovens tem crescido a cada ano.  Se formos considerar apenas o deslocamento em território nacional, o acréscimo foi de 60%. 

Serviço:

O quê: 8ª Feira de Intercâmbio da Via Mundo
Quando: 07 de março
13h as 14h – Mesa-redonda Internacionalização do Ensino Público no Maranhão
Hora: 14h as 22h – Feira 
Local: Golden Shopping Calhau

Um comentário:

  1. Prezado Reginaldo,

    Muito obrigado pelo apoio e suporte ! Juntos fazemos nossa cidade e estado mais fortes !

    ResponderExcluir