segunda-feira, 9 de março de 2020

Ok, parabéns! Você acabou de decidir que vai viajar e até que enfim vai poder conhecer aquele lugar que sempre sonhou. É chegada a hora de falar pra todo mundo, de pesquisar sobre os atrativos do lugar, de arrancar suspiros dos invejosos, de sonhar com tudo que envolve a viagem e de providenciar algumas “coisinhas” para tornar a viagem a mais agradável possível.

Mas não pense que basta comprar a passagem e reservar a hospedagem. Não! Uma viagem envolve muitos outros detalhes. É preciso organizar uma lista enorme de providências que tanto pode divertir o viajante e confirmar a ideia de que viajar é um dos melhores programas do mundo, quanto pode estressar do início até o retorno para casa, fazendo você pensar mais até decidir a próxima!

Se você for um viajante nato, grande parte da lista você já possui, mas se for um iniciante e chegou a hora da sua primeira viagem internacional, prepare-se!

1) Mala sem alça

Dependendo do destino, a bagagem é peça importantíssima. É preciso saber a franquia permitida pelo meio de transporte escolhido e também os tipos de passeio que serão realizados para não ter que carregar peso desnecessariamente. Há viagens que conectam passeios terrestres e aéreos e a bagagem deve ser levada junto. Definitivamente, não é fácil escolher a bagagem! O tamanho (volume + peso) deve combinar todo tipo de passeio e muitas vezes são necessárias comprar peças novas que se adequem ao destino. Lembrando que é importante deixar um “espacinho” para os souvenirs que eventualmente serão trazidos da viagem. Mochilas, malas, frasqueiras e valises deverão ser pensadas com cuidado!

2) Para arrasar nas passarelas

Conheço gente que renova o guarda-roupa para poder viajar, ou seja, quer chegar ao destino com guarda-roupa novo e gasta parte do que poderia investir lá antes mesmo de chegar. Preocupações como essa, deixam de lado o espírito aventureiro da viagem e fazem você gastar em dobro, já que não dá pra resistir e comprar umas pecinhas para trazer e mostrar pra todo mundo!

Exceção para viagens a destinos muito frios (neve), que todas as roupas parecem ser poucas. Para quem mora em regiões quentes (São Luís é um ótimo exemplo) o caso é mais grave ainda já que casacos, lenços, cachecóis e botas não fazem parte do lifestyle das pessoas. Depois de algumas viagens as roupas e acessórios são aproveitadas, mas para marinheiros de primeira viagem posso afirmar: é tudo muito caro!

Para os que irão realizar a primeira viagem internacional, então, o caso é sério. A solução inicial talvez seja pedir algumas peças emprestadas para amigos que já têm essa experiência e intercalar com alguma coisa que você adquira e possa aproveitar mais facilmente em outras viagens ou mesmo no dia-a-dia.

3) Para sair bem na foto

Já repararam que é justamente quando você vai viajar que percebe que sua máquina fotográfica está velhinha e que já existem outras tantas no mercado humilhando você, gratuitamente? Como viajar e não registrar em grande estilo suas aventuras? Pois bem, pode anotar mais essa conta antes da viagem, caso você ainda não tenha uma maquininha de ponta!

4) Para os radicais

Dependendo do seu perfil e do perfil do destino escolhido, é necessária certa preparação física. Caso em seu roteiro contenha passeios mais radicais como trekking, mergulho, rafting, esqui, só pra falar algumas das mais populares atividades de aventura, é preciso fazer um bom curso antes do seu embarque, porque não dá pra perder tempo durante a viagem com essas coisas. O que deve ser feito é o exercício da “profissão viajante”, ou seja, curtir.

Caso você esteja com uns quilinhos passando do ideal, fazer atividades físicas para preparar o corpitcho também é uma maneira de se sentir mais preparada. E dá-lhe mais gastos, preparação e investimentos! Trekking, por exemplo, pede bota especial, roupa adequada, mochila específica e por aí vai...

5) Espelho, espelho meu...

Já repararam que óculos de sol são acessórios cada dia mais desejados? Pois é. Dependendo de quanto você pode gastar, óculos novos são obrigatórios para qualquer viagem. Mesmo que você tenha uma coleção deles, a atmosfera de uma nova viagem pede acessórios mais novos, modernos e chiques.

Apenas para o quesito “sapatos” isso não vale. Conheço viajante que perdeu grandes passeios por conta dos pés inchados ou mesmo das bolhas surgidas pelos sapatos novos. Não caia na besteira de fazer isso. Qualquer sapato novo, do mais aparentemente inofensivo ao mais alto salto agulha, não é uma boa pedida para viagens, independente da motivação.

6) Para driblar os imprevistos

Para as mulheres, pessoas sensatas e sempre preparadas para os imprevistos, um kit costura e lencinhos removedores de esmalte são uma ótima! Uma mulher que se preze tem que ter essas coisas, afinal, não é porque você está viajando que tem que ficar com as unhas horrorosas, não é mesmo?

Outra coisa importante também são os remédios. Os de uso contínuo, aqueles que você não encontra facilmente ou que necessita de receita médica são itens obrigatórios. Caso você seja alérgico ou tenha barreira com a língua, é básico levá-los. Para a lista básica de medicamentos, cabem aqui analgésicos, antitérmicos, antiespasmódicos e anti-inflamatórios em geral, band-aid e curativos.

E para os viajantes mais preocupados com a viagem em si e com tudo que ela pode proporcionar, tem um item também caro e muito importante: um guia turístico!

Também não sei explicar o porquê desse item ser tão caro, mas vale muito a pena passar a vista em um para ter ideia do que os “turistas comuns” fazem no destino e a partir daí escolher seu roteiro, que pode ser o do guia ou incrementado com as informações de outros viajantes ou de suas pesquisas na web.

Depois de tudo isso organizado, tudo comprado, muitos sacrifícios para poder pagar a parcela da viagem, é necessário calcular quanto vai gastar, comprar a moeda local (para viagens internacionais), rezar para não ter nenhuma bomba econômica mundial e esquecer pelos dias de sua viagem a dureza que vai ser a volta: lindas e ótimas lembranças e uma conta muito alta para pagar por mais uns
seis meses!

Boa viagem!

Texto Originalmente publicado na Edição N° 90 outubro 2011 do Jornal Cazumbá

0 comentários:

Postar um comentário