segunda-feira, 23 de março de 2020

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara não será realizada neste ano de 2020. A informação foi divulgada pela coordenação do evento que decidiu tomar a medida em razão da pandemia do Covid 19, tendo por base as orientações da OMS, Ministério da Saúde, Decreto do Governo do Maranhão e Decreto da Diocese de Pinheiro.

“Neste momento a nossa preocupação deve ser a de resguardar as nossas vidas e do próximo. Que o Divino Espírito Santo nos ilumine e nos dê força para superar esse momento tão delicado”, ressaltou o coordenador geral do evento, Antônio do Livramento Tavares.

O festejo, que anualmente conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secma), será realizado em 2021, sob o comando da Imperatriz Alda Silva e os mesmos mordomos escolhidos em 2019.

A cada ano a cidade histórica de Alcântara abriga uma das maiores festas do Divino Espírito Santo do país, atraindo milhares de fiéis, admiradores e turistas. Com cortejos e rituais ricos em arte, figurino, canto e culinária, a festa é acima de tudo uma experiência de tradição e resistência da comunidade.

Os festejos reproduzem costumes de uma corte imperial, formada por crianças vestidas com roupas de época, usando trajes da corte de imperadores e mordomos. O Império é constituído por um Imperador ou Imperatriz, mordomos-régios e mordomos-mor, que se alternam a cada ciclo. Outro personagem muito conhecido são as caixeiras. Mulheres que tocam tambores e entoam cânticos, repetidos ou improvisados, em louvor ao Divino Espírito Santo.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário