segunda-feira, 23 de março de 2020
Seguindo orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, coleta domiciliar passará a contar com cuidados extras, a coleta seletiva fica suspensa e Ecopontos passam a receber apenas os resíduos de podas, volumosos e entulhos


A Prefeitura de São Luís está adequando a prestação de todos os serviços públicos como medida de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos estão funcionando de forma diferenciada desde esta segunda-feira (23), conforme orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior. A coleta domiciliar passa a contar com cuidados extras, a coleta seletiva fica suspensa por tempo indeterminado e os Ecopontos passam a receber apenas os resíduos de podas, volumosos e entulhos.

As medidas são importantes tanto para preservar a saúde da população quanto dos agentes de limpeza urbana.  “É importante manter o maior número de pessoas em casa, seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde pública para evitar a proliferação do novo coronavírus, por isso, determinei que sigam funcionando apenas os órgãos que prestam serviços essenciais à população e que o atendimento à população ocorra seguindo todas as recomendações de saúde neste momento”, disse o prefeito Edivaldo.

A Prefeitura enfatiza que no caso dos resíduos gerados por pacientes em isolamento domiciliar ou por quem lhe presta assistência, em caso suspeito ou confirmado de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), devem redobrar a atenção na hora de acondicionar os resíduos para coleta. Os resíduos devem ser separados, colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, fechados com lacre ou nó e não ocupar mais que 2/3 de sua capacidade.

Após isto, o primeiro saco deve ser colocado em um segundo saco limpo, resistente e descartável, de modo que os resíduos fiquem acondicionados em sacos duplos, de modo a não causar contaminação ou consequências ao agente de limpeza urbana e para o meio ambiente. Somente após estes procedimentos o resíduos podem ser encaminhados para a coleta.

No caso dos condomínios, além de todas estas recomendações, devem ser reforçados os cuidados com o funcionário responsável pela coleta dos resíduos nas unidades domiciliares, que deve usar máscara e luva.


A coleta regular domiciliar segue sendo prestada sem alterações, mas cuidados especiais passarão a ser tomados, considerando a importância da limpeza das ruas e o recolhimento dos resíduos. Já os serviços de coleta seletiva ficam suspensos imediatamente por prazo indeterminado, assim como os serviços de transporte e de manejo nas instalações de recuperação de resíduos recicláveis devido ao risco que apresentam.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca que os serviços de limpeza urbana são essenciais, portanto, não serão interrompidos, por isso, pede à população que redobre os cuidados com o manejo do resíduo doméstico. “Precisamos preservar a saúde dos agentes de limpeza urbana, justamente para garantir que este serviço continue sendo prestado sem qualquer transtorno diariamente. Sobretudo quem tiver pessoas em casa com algum sintoma de doenças respiratórias, devem seguir todas as recomendações quanto ao correto acondicionamento dos resíduos. Os condomínios devem reforçar também os procedimentos de segurança quando do recolhimento dos resíduos nas unidades domiciliares”, explicou.


RESÍDUOS RECICLÁVEIS

Os Ecopontos passam a receber apenas os resíduos de podas, volumosos e entulhos por prazo indeterminado. A recomendação é que o cidadão acondicione os recicláveis (papel/papelão, plásticos, metais e vidros) em casa para recolhimento por meio da coleta seletiva por agendamento ou recebimento nos Ecopontos assim que for possível retomar estes serviços.

A suspensão do recolhimento dos materiais recicláveis é necessária porque este resíduo é encaminhado pela Prefeitura de São Luís para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Nestas entidades a separação do material é feita de forma manual. Caso tenha algum material contaminado, pode haver transmissão da Covid-19 para os cooperativados.

Os demais serviços de limpeza urbana como capina, roçada e varrição poderão sofrer alterações na frequência de trabalho conforme se julgar necessário. Já os serviços de remoção manual e mecanizada nos pontos de descarte irregular segue sendo prestado sem alterações.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário