quarta-feira, 4 de março de 2020
Estão na programação oficinas de capacitação, atos públicos e campanhas de saúde a serem realizadas durante o mês de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher


A Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher, integra-se às atividades que serão realizadas nesta semana em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, domingo. Até lá, vão acontecer diversas ações como oficinas de capacitação, atos públicos e campanhas de saúde, em sintonia com o projeto Março Lilás, difundido em todo o país, dedicado à prevenção do câncer de colo uterino.

Nesta quinta-feira (5), será realizada uma oficina de capacitação na Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, a partir das 14h, localizada na Rua da Saavedra, Centro. “Serão contempladas integrantes do Fórum Maranhense de Mulheres e Marcha Mundial das Mulheres com oficina de embalagens para presentes, isto é, artigos confeccionados com material reciclado. No dia 10, serão capacitadas integrantes do programa Ela Pode, da Rede Mulheres Empreendedoras, que é apoiada pelo Google, em parceria com a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. Ao todo, no ano passado, tiveram sete edições destas oficinas de capacitação, nas quais foram beneficiadas em torno de 740 mulheres”, explicou a coordenadora municipal da Mulher, Vânia Albuquerque.

A Rede Amiga da Mulher, da qual faz parte a Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, programou para sexta-feira (6), a realização do ato público “Sou Mulher, Eu Posso”, na Praça Nauro Machado, Centro, a partir das 8h30, que conta com apoio da Procuradoria Municipal da Mulher da Câmara Municipal de São Luís e Defensoria Pública.

No sábado (7), será a vez da programação no Hospital da Mulher, desenvolvida por meio do programa Todos por São Luís, coordenado pela primeira-dama Camila Holanda e que terá ênfase na prevenção do câncer de colo do útero.  No local, entre as 8h e 12h, serão oferecidos serviços médicos, atividades de lazer e oficinas especialmente dirigidas às mulheres do Itaqui-Bacanga e de bairros da região.

Estão previstas para o Domingo (8) diversas atividades, com destaque para o Ato Unificado dos Movimentos de Mulheres, às 9h, na Praça Benedito Leite, Centro, apoiado pela Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Rede de Proteção à Mulher e movimentos sociais.

Em paralelo, haverá também outras atividades também neste domingo (8), como a corrida Rosa Shok, na Avenida Litorânea, promovida pelo Ministério Público do Maranhão. Está programado ainda um ato de panfletagem na feira do Bairro de Fátima, uma iniciativa de colaboradores da comunidade, apoiados pelo Projeto “Não Morra, Maria da Penha!”, uma iniciativa 2ª Vara da Mulher de São Luís e órgãos da Rede de Proteção à Mulher.


OUTRAS ATIVIDADES

No dia 10, a Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís segue com as oficinas de capacitação do Programa Ela Pode. Neste mesmo dia, estão previstas palestras na Maternidade Benedito sobre o Setor de Atividades Especiais - Espaço Mulher (SAEEM), ação pioneira no Brasil executada pela Prefeitura de São Luís nas dependências do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), entre outras atividades.

Panfletagem e orientações para magistrados, servidores e colaboradores das empresas terceirizadas ocorrerão no dia 11, às 8h, no Fórum Desembargador Sarney Costa, bairro Calhau, sob a orientação da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Maranhão (CMULHER/TJ).

No dia 12, haverá plenária governamental preparatória à V Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de São Luís, no Convento das Mercês, 14h, promovida pela Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF), Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM).

No dia 13, está prevista distribuição de materiais informativos e orientações à comunidade da Vila Embratel. No dia 17, a Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís realiza mais uma etapa de oficinas de capacitação do programa Ela Pode, na Vila Luizão.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário