terça-feira, 24 de março de 2020
A instituição criou um  site com dicas sobre gestão em tempos de crise, exemplos de sucesso e opções de cursos de capacitação. No Maranhão, também funcionarão salas virtuais de consultoria


São Luís - Preocupado com o impacto da crise econômica provocada pelo Coronavírus, especialmente sobre os pequenos negócios, o Sebrae lançou um portal de informações totalmente voltado para orientar os empreendedores e criou salas virtuais de atendimento para prestar consultoria online para as MPEs maranhenses.

As iniciativas são parte das ações que a instituição está tomando para apoiar os donos de micro e pequenos negócios no desenvolvimento de alternativas para fazer frente à crise. Ao entrar na página, o empresário tem acesso livre e gratuito a orientações, exemplos de outros empreendedores que encontraram soluções inovadoras, dicas de como lidar com a atual situação, além de cursos online com conteúdo diverso.

No site, logo na abertura, o usuário tem acesso a todos os canais de contato com o Sebrae para receber orientações diretamente de um consultor da sua área de atuação. Além disso, a página reúne as dúvidas mais frequentes sobre como lidar com a crise, com respostas elaboradas pelos técnicos da própria instituição. O site oferece ainda um conjunto de medidas emergenciais tomadas por algumas empresas que mostraram efeitos positivos durante a crise: atendimento ao cliente via Whatsapp e implementação do serviço de delivery são alguns dos exemplos.

Consultorias online gratuitas

Outra ferramenta lançada pelo Sebrae para orientar os empreendedores no período de crise são as consultorias online, prestadas de forma gratuita e individual. Nas salas online de consultoria, os empreendedores maranhenses tem acesso a consultorias nos temas finanças, marketing e vendas, dúvidas trabalhistas, inovação e escuta diagnóstica – que recebe dúvidas gerais dos empreendedores nesse momento de crise. “Ao todo serão 46 salas virtuais disponíveis simultaneamente, cada uma com um analista do Sebrae onde nossos clientes poderão receber consultorias com duração de meia hora”, explicou a gerente de Gestão de Atendimento e Relacionamento com Clientes do Sebrae, Hildenê Maia.

Para esta modalidade de atendimento online, os empresários interessados deverão entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae por telefone (0800 5700800 ou 98 9991-2335) e agendar o seu horário. Os atendimentos acontecerão das 8h às 12h e das 14h ás 18h.

Educação a Distância gratuita

Confiante no poder da capacitação, o Sebrae disponibilizou na plataforma mais de 500 opções de cursos online gratuitos em diversos setores, para que os empresários desenvolvam novas habilidades durante a gestão da crise. Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, uma das principais qualidades dos pequenos negócios é a capacidade de reagir de forma rápida.

“A marca da micro e pequena empresa é a resiliência. Apesar de todas as crises recentes, os pequenos negócios geraram 12 milhões postos de trabalho nos últimos anos. Não será diferente agora. As pequenas empresas, devidamente apoiadas pelo Sebrae e pelo governo, serão capazes de superar essa nova situação”, destaca.

As ações de enfrentamento aos impactos do Coronavírus realizadas pelo Sebrae incluem outras frentes de trabalho. A instituição tem realizado estudos para mensurar quais serão os setores da economia mais atingidos. Há ainda um grupo de consultores técnicos atuando diretamente, em todos os estados, com os microempresários para oferecer orientações sobre o atual cenário.

Além disso, está em curso uma articulação para promover políticas públicas de suporte às pequenas empresas; e todos os casos de implementação de inovação durante a crise estão sendo monitorados, estudados e serão publicados para disseminação do conhecimento. 

Informação: Sebrae 

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