quarta-feira, 25 de março de 2020

Anderson Lindoso, Secretário de Cultura do Maranhão, afirma que nesse momento todos os esforços do governo estão direcionados para saúde e bem estar dos maranhenses, e que uma avaliação de adiamento ou cancelamento das festividades juninas desse ano, só vai acontecer após os primeiros quinze dias. Falou também dos incentivos, editais direcionados ao segmento cultural, entre outras.

Cazumbá - Secretário, nesse momento de crise global por conta do Coronavírus, em que todos esforços do governo é para minimizar os efeitos dessa pandemia para a comunidade. Fale sobre as medidas do governo voltadas para o segmento da cultura e seu planejamento para este ano?

Anderson Lindoso - As medidas que estamos tomando é relativas a garantir a segurança, saúde da pessoas, evitando o colapso na saúde, de maneira que as pessoas não fiquem todas doente ao mesmo tempo, de modo a superlotar o sistema de saúde, tanto pública como privado no Estado a exemplo de outros estados da federação.

Cazumbá -  O governo ainda trabalha com a perspectiva de realização das festas juninas do Maranhão este ano?

Anderson - Com relação ao nosso São João, nós mantemos nosso planejamento, não alteramos muita coisa, os eventos estão cancelados até o final de Março e, deve ser prolongado até abril, ainda não há uma definição sobre os próximos meses, vamos manter o nosso planejamento, mas tudo vai depender de como a sociedade vai responder essa crise econômica e sanitária, para então ver como o Estado vai estar, para seguir o nosso planejamento.

Cazumbá  -  Caso, não seja possível a realização das festividades juninas em junho. A Secma trabalha outra data, a exemplo de Campina Grande/PB, que adiou para outubro/novembro desse ano?

Anderson - Ainda não temos uma definição sobre as festas juninas nesse primeiro momento.  Nossos esforços são de agir para evitar a disseminação do vírus. Mas, se preciso for, anunciaremos o adiamento das festas. Tudo conversado com o segmento cultural para termos tempo de ensaios e possamos fazer mais uma linda festa.

Cazumbá -  Os artistas e trabalhadores da cultura foram os primeiros a serem afetados pela pandemia do Coronavírus e o governo sensível a esta situação, lançou medidas e editais para ajudar estes profissionais. Quantos foram contemplados?

Com as medidas que foram tomadas, por conta do coronavírus, que acabou afetando drasticamente o setor cultural, onde, pessoas, artistas, perderam, palco e os espaços para se apresentar. Foi então, que lançamos os editais, que foi tão abraçado por este segmento, a quem nós agradecemos bastante pela acolhida.

0 comentários:

Postar um comentário